+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Helena Romão

INVESTIGADOR EM FORMAÇÃO

Helena Romão

Foto
Ver cv
Doutoranda
helenaromao@gmail.com
Nota Biográfica:

Helena Romão nasceu em Lisboa em 1975.
Licenciou-se em composição na Escola Superior de Música de Lisboa e fez o mestrado em música e musicologia dos séculos XX e XXI na Universidade de Paris ― Sorbonne. Trabalhou no Centro de Informação da Música Portuguesa como documentalista e na OrchestrUtopica como assistente de produção, entre outros.
Enquanto musicóloga, tem escrito para instituições e publicações diversas, entre as quais se encontram o CCB e a Revista Vírus. Concebeu e guiou um passeio turístico por Lisboa sobre música portuguesa e os seus contextos sociais e políticos.
Em 2016-17 fez investigação sobre música luso-brasileira no núcleo Caravelas do Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical (CESEM) da FCSH-NOVA, no âmbito de uma bolsa da FCT.
Desde setembro 2017 é doutoranda na FCSH-NOVA, integrada no CESEM, sob a orientação do Professor Doutor David Cranmer. Desenvolve o seu trabalho em torno da música e músicos da Capela do Palácio da Bemposta na época moderna.
Canta desde sempre em coros amadores e ensembles profissionais como meio-soprano e integra presentemente o Coro do Tejo.

PROJECTO DE PÓS-DOC/DOUTORAMENTO/MESTRADO
Título Doutoramento: (Provisório) A Capela da Bemposta (1759-1834)
Orientação:

David Cranmer

Grupo de Investigação:

Música no Período Moderno