+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Hugo Paquete

INVESTIGADOR EM FORMAÇÃO

Hugo Paquete

Ver cv
Professor Auxiliar
paquetehugo@gmail.com
Nota Biográfica:

Hugo Paquete, (1979). Frequenta o Doutoramento em Ciências Musicais – “Música como Cultura e Cognição”, na Universidade Nova de Lisboa (FSCH), Bolseiro de Doutoramento (FCT). Professora Auxiliar na Escola Superior Artística de Porto (ESAP). Mestre em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro (UA) e Licenciado em Artes Plásticas pela Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR). É Investigador no Centro de estudos em Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa (FSCH/CESEM) no grupo música contemporânea. É também colaborador externo no ID+ / Instituto de investigação em Design, Media e Cultura no grupo Praxis and Poiesis: from arts practice towards art theory (UA e UP). Foi residente no ZKM/ Zentrum für Kunst und Medientechnologie Karlsruhe, IMA| Institute for Music & Acoustics, desenvolvendo investigação em espacialização sonora. Bolseiro Leonardo da Vince pela Universidade do Minho (UM). Bolseiro do projecto CreArt – EU cultural funds em representação de Aveiro, Portugal no Atelierhaus Salzamt, em Linz Austria. Colaborou com o artista lituano Julijonas Urbonas no projecto Talking Doors, que ganhou uma distinção em arte interativa no Festival Prix Ars Electronica 2010, uma recomendação do júri no 14th Japan Media Arts Festival (Tóquio, 2010) e uma menção honrosa no Festival Media, Live 2011 Grand Prix (Turku, Finlândia).  Outras participações, IN-SONORA VII Muestra de Arte Sonoro e Interactivo (Madrid, 2012), Audiorama Ars Acustica 4 (Estocolmo, 2012), Journée de la création radiophonique (França e outros países, 2012), SoundGate – A part of Port2010, Kunsten Museum, Utzon Centre e Platform4 (Dinamarca, 2011), Sonic Vigil V, Sound Station, St Fin Barre`s Cathedral (Irlanda, 2011), Festival Música Viva (Lisboa, 2008 e 2009), 39ème IMEB concours internationaux de Bourges Musiques electroacoustiques et arts electroniques (Bourges, 2009), Zeppelin 2009, Festival Sounds of power (Barcelona, 2009), Art Tech Media 2007 (Madrid), Festival DAW 07 (Zurique).

Publicações:

Meta-escuta: objeto-sonoro espetro, imanência-vibrátil e resto-cognitivo. Hugo Paquete, 2015. ISBN: 978-972-8784-72-0.

Pareidolia: glitch-evento metodologia e espectro. Interact Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia. Hugo Paquete, 2015. ISSN 2182-1402.

Noise como media / media como Glitch: Caos e erro como formulação estética nas artes sonoras. Hugo Paquete, 2014. I.S.B.N: 978-989-96858-4-0.

PROJECTO DE PÓS-DOC/DOUTORAMENTO/MESTRADO
Título Doutoramento: Imanências espectrais: Reflexão metamedia sobre o pós-digital nas artes sonoras
Orientação:

Isabel Pires

Resumo:

No projeto de doutoramento, desenvolvo uma investigação epistemológica, analisando um conjunto de reflexões sobre o impacto da tecnologia na cultura: filosóficas, históricas, técnicas, críticas e formais sobre práticas artísticas transdisciplinares no contexto da música e tecnocultura. Tendo como complemento o conceito de meta-media, onde contextualizo as artes sonoras e as suas variantes estilísticas numa abordagem complementar para a musicologia. Analisando criticamente referentes da música das vanguardas, New Media Art e arte e tecnologia que contribuem atualmente para conceitos e estéticas pós-digitais. Os seus efeitos na cultura, implicações políticas e relações estéticas para com novos regimes de perceção mediados pela tecnologia. Abordo também a música nas suas vertentes de significação no contexto da cultura, o som como objeto e médium, até à tecnologia e ciência como paradigma e imaginário, entre o real e o virtual, que na minha argumentação propõem um desaparecimento, “fade-out” dos regimes de perceção, por influência do contacto e massificação das tecnologias na produção artística atual e contaminação entre campos de conhecimento e possíveis modelos. Distendo estes conceitos para leituras sobre materialidade e substância, numa abordagem que potencia a Meta-Escuta de onde emergem outros campos vibracionais, planetas, galáxias, sismos, flutuações elétricas ou o possível som do quantum.

Grupo de Investigação:

Música Contemporânea

Imagens:
image_preview (1)
image_preview (2)
image_preview (3)