+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

João Pedro d’Alvarenga

MEMBRO INTEGRADO

João Pedro d’Alvarenga

Foto
Investigador FCT
jp.alvarenga@fcsh.unl.pt
Nota Biográfica:

Situação Actual

Secretário da Direcção do CESEM, desde Janeiro de 2015; Coordenador do Grupo de Investigação Estudos de Música Antiga, incluindo a supervisão da Linha Temática Paleografia e Edição Musical e do LAPEM, desde Março de 2014; Investigador FCT (nível de desenvolvimento, IF/00052/2012) afiliado à FCSH/NOVA, desde Setembro de 2013; Membro integrado do CESEM desde Janeiro de 2009.

Situação Anterior

Co-Editor Geral da Revista Portuguesa de Musicologia, 2012-2015, e Editor, 1996-1998; Bolseiro de Pós-doutoramento da FCT (SFRH/BPD/65876/2009) no CESEM, 1 de Fevereiro, 2010-1 de Setembro, 2013; Professor Auxiliar, Universidade de Évora, Escola de Artes, Departamento de Música, 17 de Março, 2006-4 de Junho, 2011; Coordenador da Unidade de Investigação em Música e Musicologia, Universidade de Évora, Fevereiro de 2007-Janeiro de 2009; Membro integrado do Centro de História da Arte da Universidade de Évora, Julho de 2000-Fevereiro de 2007; Professor visitante, Instituto Politécnico do Porto, ESMAE, Departamento de Música Antiga, Outubro de 2005-Junho de 2006; Assistente Convidado a tempo integral, Universidade de Évora, Departamento de Música, 17 de Novembro, 1997-16 de Março, 2006; Comissário para a instalação do Museu Nacional da Música, Sociedade Lisboa ’94, 1993-1994; Responsável pela Área de Música da Biblioteca Nacional de Portugal, 13 de Março, 1991-16 de Novembro, 1997.

Formação Académica

Doutoramento em Música e Musicologia, Universidade de Évora, com a menção máxima “Aprovado com Distinção e Louvor” por unanimidade (orientador, Prof. Doutor Rui Vieira Nery, Universidade de Évora; arguente principal, Dr Owen Rees, University of Oxford), 16 de Março, 2006; Licenciatura em Ciências Musicais, FCSH-Universidade Nova de Lisboa, com a classificação final de 17 valores, 1988.

Publicações:

João Pedro d’Alvarenga, “Patterns for Sixteenth- to Early-Seventeenth-Century Portuguese Polyphonic Settings of the Requiem Mass”, in Música e História: Estudos em homenagem a Manuel Carlos de Brito, ed. Manuel Pedro Ferreira and Teresa Cascudo (Lisboa, CESEM, Colibri, 2017), pp. 53-76.

João Pedro d’Alvarenga, “Some Identifying Features of Late Fifteenth- and Early Sixteenth-Century Portuguese Polyphony”, in Musical Exchanges, 1100-1650: Iberian Connections, ed. Manuel Pedro Ferreira, Iberian Early Music Studies 2 (Kassel, Reichenberger, 2016), pp. 165-190.

João Pedro d’Alvarenga, “Two Polyphonic Settings of the Mass for the Dead from Late Sixteenth-Century Portugal: Bridging Pre- and Post-Tridentine Traditions”, Acta Musicologica, 88/1 (2016), pp. 5-33.

João Pedro d’Alvarenga, “On Performing Practices in Mid- to Late-Sixteenth-Century Portuguese Church Music: The Cappella of Évora Cathedral”, Early Music, 43/1 (2015), pp. 3-21.

João Pedro d’Alvarenga, “Polyphonic Church Music and Sources from Late Sixteenth-Century Évora Cathedral”, Revista Portuguesa de Musicologia, nova série, 2/1 (2015), pp. 19-40, <http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/261/324>.

João Pedro d’Alvarenga, “A Neglected Anonymous Requiem Mass of the Early Sixteenth Century and its Possible Context”, Musica Disciplina, 57 (2012; published in 2013), pp. 155-189.

 

Grupo de Investigação:

Estudos de Música Antiga (coordenador)

Linhas temáticas:

Paleografia e Edição Musical (coordenador)