+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

João Pedro Martins Afonso

COLABORADOR

João Pedro Martins Afonso

Trabalhador independente
jpma.194@gmail.com
Nota Biográfica:

Mestrando em Ciências Musicais – Musicologia Histórica na FSCH/NOVA. É co-autor, juntamente com Isabel Pina, do artigo “A pluralidade de Pessoa na concepção sonora do Filme do Desassossego”, publicado em acta do II Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos, ocorrido em Fevereiro de 2013 na Casa da Música (Porto). Apresentou no IV Encontro Nacional de Investigação em Música o artigo “O paradigma estético-musical, pedagógico e político entre 1973 e 1976: A Canção em Círculo de Cândido Lima”, em Novembro de 2014 na Biblioteca Nacional de Portugal. Foi na BNP que igualmente desenvolveu o estágio curricular de tratamento e organização do espólio do organista Filipe Rosa de Carvalho (1892-1890).
É tenor no Coro Gulbenkian desde Novembro de 2010, é membro do grupo coral Lisboa a Cappella, é co-titular do Órgão da Igreja de São Tomás de Aquino (Lisboa) desde Abril de 2014, e hoje trabalha vocalmente com Ana Paula Russo, tendo sido admitido no Curso Complementar de Canto do Conservatório Nacional em regime supletivo. Frequenta a classe de Música Antiga orientada por Helena Raposo tendo pertencido ao Ensemble Pictórico, quinteto a capella que foi finalista da 29.ª Edição do Prémio Jovens Músicos da RTP | Antena 2, em Setembro de 2015. Venceu o Prémio de Melhor Interpretação de Canção Portuguesa da 10.ª Edição do Concurso Nacional de Canto de Conservatórios Oficiais de Música, decorrido em Abril de 2017, Aveiro.

PROJECTO DE PÓS-DOC/DOUTORAMENTO/MESTRADO
Título Mestrado: " “Selected Mass” (1811) para a Capela da Embaixada Portuguesa em Londres - Importação e adaptação de repertório sacro europeu por Vincent Novello"
Orientação:

David Cranmer

Resumo:

A dissertação tem como objectivo principal entender as práticas musicais e sociais inerentes ao funcionamento da Capela da Embaixada Portuguesa em Londres, entre o final do séc. XVIII e as primeiras décadas do séc. XIX, partindo do trabalho aí desenvolvido por Vincent Novello (1781-1861) como organista e mestre de coro. Através dessas funções, Novello importou repertório continental contemporâneo, do género coral-sinfónico, reduziu-o para Órgão e publicou-o em edição própria. Para melhor compreender o seu trabalho de editor, serão analisados pormenorizadamente os andamentos da “Selected Mass” que integra o II volume de A Collection of Sacred Music, editado primeiramente em 1811. A sua 2.ª edição, de 1825, sofreu alguns ajustes e será a partir desta que se tentará identificar a que obra original cada andamento pertence, já que as diferentes autorias estão já assinaladas em cabeçalho. O cruzamento de informação, entre a redução para órgão e o texto musical original, permitirá averiguar se esta é uma mera transposição ou se Novello aplicou os seus conhecimentos musicais para adaptar os originais ao contexto da Capela da Embaixada Portuguesa.

Grupo de Investigação:

Música no Período Moderno