+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Cardoso

MEMBRO INTEGRADO

Cardoso

Foto
joscar42@gmail.com
Nota Biográfica:

Natural de Guimarães, estudou Pedagogia e Didáctica Musical com Edgar Willems e Jos Wuytack, Direcção Coral com Michel Corboz e Pierre Salzmann, fez o curso geral de Piano pelo Conservatório de Música do Porto, foi dos primeiros licenciados em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa e obteve o grau de doutormento em Ciências Musicais Históricas pela Universidade de Coimbra, onde fez a agregação na mesma área científica. A partir de Janeiro de 1987, e até 1989, acumulou a docência na Universidade Nova de Lisboa e no Conservatório Nacional com o cargo de assessor de João de Freitas Branco na direcção artística e de produção do Teatro Nacional de S. Carlos. Tem participado activamente em colóquios e congressos de Musicologia, escrevendo em revistas da especialidade. É autor de: – O Teatro Nacional de S. Carlos – Guia de Visita, APEM, 1991; – Fundo Musical da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Lisboa, 1995; – Carlos Seixas, de Coimbra (coord. e autor): Ano Seixas. Exposição Documental. Coimbra: Imprensa da Universidade, 2004; – O canto da Paixão nos séculos XVI e XVII: A singularidade portuguesa. Coimbra: Imprensa da Universidade, 2006; – Cerimonial da Capela Real: Um manual litúrgico de D. Maria de Portugal (1538-1577) Princesa de Parma. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda / Fundação Calouste Gulbenkian, 2008; – História Breve da Música Ocidental. Coimbra: Imprensa da Universidade, 2010. – O Passionário Polifónico de Guimarães. Guimarães: SMS, 2013 Recentemente programou e foi director artístico do Festival de Música Religiosa de Guimarães, realizado no período da semana santa. Jubilado pela UC, foi homenageado pela Câmara Municipal de Lagos, tendo recebido a Medalha de Mérito Municipal, grau ouro, pelos serviços prestados à cidade, no âmbito da cultura musical, há 40 anos.

Publicações:

– “Manuel Faria, em Coimbra” prefácio a Paulo Bernardino, Catalogação e Estudo Crítico da Obra de Manuel Faria à Guarda da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Coimbra: Imprensa da Universidade, 2018.

– “Viver a cantar… para ser feliz” prefácio a José Carlos Bago d’Uva, Crescer a cantar: aplicações metodológicas e programáticas para a prática do canto colectivo em contexto escolar e coros em geral. Funchal: Associação Regional de Educação Artística, 2017

O Passionário Polifónico de Guimarães. Guimarães: SMS, 2013

O canto da Paixão nos séculos XVI e XVII: A singularidade portuguesa. Coimbra: Imprensa da Universidade, 2006;

 

Grupo de Investigação:

Estudos de Música Antiga