+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Luís Soldado

MEMBRO INTEGRADO

Luís Soldado

Foto
Bolseiro FCT Pós-Doutoramento
luissoldado@fcsh.unl.pt
Nota Biográfica:

Investigador integrado no Centro de Sociologia e Estética Musical, CESEM, Universidade Nova de Lisboa, onde se encontra a desenvolver projetos relacionados com o estudo e composição de ópera contemporânea e suas novas formas de comunicação. Finalizou o doutoramento em Composição, como aluno bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia, no Royal College of Music, em 2012 e regressa a Lisboa no mesmo ano.

A sua música tem sido programada por vários grupos e orquestras, entre os quais, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, London Contemporary Chamber Orchestra, Nederlands Blazers Ensemble, Orquestra Clássica do Sul, RCM Sinfonietta, Orquestra Gulbenkian e Composers Ensemble.

De entre as suas obras mais recentes, destacam-se a ópera de câmara “Hotel Suite”, com libreto de Rui Zink, estreada em 2011, em Londres, a banda sonora para o filme mudo Os Lobos, de Rino Lupo (encomenda do 2º UK Portuguese Film Festival) estreada em 2011 no Barbican Centre em Londres, a ópera de câmara “Fado Olissiponense”, com libreto de Rui Zink, estreada em 2012 no Teatro Nacional de São Carlos, a ópera de rua “Serei eu fugindo?”, com libreto de Rui Zink, estreada em 2013 no âmbito da iniciativa Andar em Festa 2013, a ópera de câmara “O Corvo”, de Edgar Allan Poe, estreada em 2015 e editada em CD, em 2016, pela Inestética e a ópera de câmara “Tabacaria” de Álvaro de Campos, estreada em 2017, que será editada em CD, em 2018, pela Inestética.

Desde 2015 ocupa o cargo de Compositor Associado da Orquestra Clássica do Sul.

Publicações:

PARTITURAS PUBLICADAS

“Sisyphus” (2015), para quarteto de cordas, publicado pela Scherzo Editions.

“O homem das Três pernas” (2013), para violoncelo solo, publicado pela Scherzo Editions.

“All love letters are ridiculous” (2013), para soprano e ensemble, publicado pela Scherzo Editions.

DISCOGRAFIA

“O Corvo” (2015) ópera de câmara. editado pela Inestética Companhia Teatral, 2016.

PROJECTO DE PÓS-DOC/DOUTORAMENTO/MESTRADO
Título Pós-doutoramento: Novos Quadros de Comunicação Músico-Teatrais
Orientação:

Paula Gomes Ribeiro

Referência da Bolsa: SFRH/BPD/114908/2016
Resumo:

A apresentação de novas óperas realiza-se, atualmente, nas várias metrópoles europeias, em locais como museus, parques públicos, meios de transporte, com recurso a lógicas de comunicação distintas daquelas que se usam ainda, por vezes, nos grandes teatros de ópera. Estas novas práticas motivaram-me a investir num projeto de criação – investigação que possa promover estes modelos de composição, produção e comunicação musico-teatral. O projeto que aqui introduzo tem como intuito a compreensão e exploração destes modelos através de um processo sistemático de investigação – criação que culminara na produção e apresentação de quatro óperas, três papers em revistas internacionais, arbitradas por pares, um conjunto de workshops e ações de formação.

Grupo de Investigação:

Teoria Crítica e Comunicação

Linhas temáticas:

Estudos de Ópera