+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Luzia Aurora Rocha

MEMBRO INTEGRADO

Luzia Aurora Rocha

Foto
Ver cv
Investigador
luzia.rocha@fcsh.unl.pt
Nota Biográfica:

Luzia Rocha possui os graus de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. É investigadora no  ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e coordenadora no NIM/Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Universidade Nova de Lisboa. É membro do ‘Study Group on Musical Iconography’ e do ‘Study Group for Latin America and the Caribbean’ (ARLAC-IMS), ambos da International Musicological Society. É colaboradora do Grupo de Iconografia Musical de la Universidad Complutense de Madrid/AEDOM. Trabalhou como docente na Academia de Amadores de Música, Escola Técnica de Imagem e Comunicação (ETIC), Instituto Piaget (ISEIT de Almada, também como Coordenadora da Licenciatura em Música), INUAF -Instituto Superior D. Afonso III, Academia Nacional Superior de Orquestra (Mestrado em Ensino da Música, com orientação de teses) e Universidade Lusíada. Tem participado como oradora, por convite, em conferências nacionais e internacionais e publicado artigos em periódicos com arbitragem científica, incluindo periódicos indexados na Web of Science. É autora do livro Ópera e Caricatura – O Teatro de S. Carlos na obra de Rafael Bordalo Pinheiro (vol. 1 e 2) e do livro Cantate Dominum: Música e Espiritualidade na Azulejaria Barroca Portuguesa editado pelo CESEM/Colibri. Dedica-se à investigação na área da Iconografia Musical, com especial incidência nos séculos XVII a XXI.

RUN: visitar
Publicações:

ROCHA, Luzia. Música, Arte e Sociedade: os Anões Músicos no Século XVIII em Portugal in Acta Musicologica, International Musicological Society, LXXXVIII/1 (2016) Baerenreiter: Basel, Kassel, London, New York, Praha. ISSN: 001-6241.

ROCHA, Luzia. (2015) Cantate Dominum – Música e Espiritualidade no Azulejo Barroco, Lisboa, CESEM/Edições Colibri  (ISBN: 978-989-689-483-2).

ROCHA, Luzia (2010). Ópera & Caricatura: O Teatro de S. Carlos na obra de Rafael Bordalo Pinheiro. Lisboa, Edições Colibri/Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, vol. 1 e 2, pp. 1-122. (ISBN: 978-989-689-044-5 e 978-989-689-067-4).

ROCHA, Luzia. (2006). “Caricature in Portugal during the nineteenth century: the production and reception of Wagner’s work in the S. Carlos theatre depicted in Rafael Bordalo Pinheiro’s caricatures” in Imago Musicae – International Yearbook of Musical Iconography. s.l.: Libreria Musicale Italiana, pp. 171-192. (ISBN: 88-7096-438-8).

Grupo de Investigação:

Teoria Crítica e Comunicação

Linhas temáticas:

Iconografia Musical

NIM

Imagens:
image_preview (1)
image_preview (2)
image_preview (3)