+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Mafalda Nejmeddine

MEMBRO INTEGRADO

Mafalda Nejmeddine

Foto
Ver cv
Bolseira FCT Pós-Doutoramento
msasfn@uevora.pt
Nota Biográfica:

Mafalda Nejmeddine é cravista, doutorada pela Universidade de Évora em Música e Musicologia na especialidade de Interpretação, especialista em música antiga portuguesa, nomeadamente a sonata portuguesa para tecla. Diplomada com o Curso Complementar de Piano (Academia de Música S. Pio X, Vila do Conde), a Licenciatura em Cravo (Escola Superior de Música de Lisboa), o 1º Prémio de Cravo (Conservatório Superior de Paris-CNR) e o Mestrado em Estudos da Criança – especialização em Educação Musical (Universidade do Minho). Tem desempenhado atividade docente, de interpretação como cravista e de investigação na área da musicologia. Integrou o júri em concursos de música antiga, participou em encontros de carácter científico nacionais e internacionais e editou a partitura das Sei Sonate per Cembalo de Alberto José Gomes da Silva. O seu repertório estende-se da música antiga à música contemporânea, com destaque para o repertório português do século XVIII para instrumentos de tecla o qual foi objeto de várias conferencias-concerto. Em 2014 estreou na Biblioteca Nacional de Portugal um recital de cravo com sonatas portuguesas inéditas da segunda metade do século XVIII como resultado do seu trabalho de investigação. Atualmente dedica-se à pesquisa e interpretação da música portuguesa setecentista para tecla.

Publicações:

“The Sonata in Portuguese Keyboard Repertory of the Period circa 1750 to 1807”, in Luisa Morales & Michael Latcham (eds.), Nuevas Perspectivas sobre la Música para Tecla de Antonio Soler / New Perspectives on the Keyboard Works of Antonio Soler. Atas do Simpósio FIMTE 2012. Almería: FIMTE Festival Internacional de Música de Tecla Española, 2016, pp. 247-259.

Alberto José Gomes da Silva: Sei Sonate per Cembalo, Lisboa, ca. de 1770 (edição moderna por G. Doderer & M. Nejmeddine). [Mollerussa]: Scala Aretina, 2003.

“Os Compositores Portugueses na Carreira de Luísa Todi”, Revista da Associação Portuguesa de Educação Musical, n.º 113/114, 2002, pp. 11-13.

“’Regras de Acompanhar para Cravo ou Orgão’ de Alberto José Gomes da Silva: Análise Preliminar”, Revista da Associação Portuguesa de Educação Musical, n.º 106, 2000, pp. 14-18.

Grupo de Investigação:

Música no Período Moderno

Linhas temáticas:

Estudos Luso-Brasileiros