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Manuel Pedro Ferreira

MEMBRO INTEGRADO

Manuel Pedro Ferreira

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Professor Associado com Agregação
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Nota Biográfica:

Manuel Pedro Ferreira estudou em Lisboa e na Universidade de Princeton, onde se doutorou em Musicologia com uma tese sobre canto gregoriano em Cluny, orientada por Kenneth Levy. Ensina no Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA), de que chegou a ser coordenador. Desde 2005 é responsável pelo Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da FCSH/NOVA. Em 1995 fundou o grupo de música antiga Vozes Alfonsinas, que ainda dirige em palco e em gravações. Foi eleito em 2010 membro da Academia Europaea e pertence desde 2012 ao Conselho Directivo da Sociedade Internacional de Musicologia.

Dedicado sobretudo aos estudos musicológicos, Manuel Pedro Ferreira escreveu um vasto número de artigos académicos em revistas e livros publicados por todo o mundo. O seu livro O Som de Martin Codax (Lisboa, 1986) recebeu o Prémio de Ensaísmo Musical do Conselho Português da Música; foi responsável pela publicação facsimilada do Cancioneiro de Elvas (Lisboa, 1989) e do manuscrito 714 da Biblioteca Pública Municipal do Porto (Porto, 2001). Os seus livros, como autor, incluem ainda Cantus Coronatus — Seven cantigas d’amor by King Dinis (Kassel, 2005); Antologia de Música em Portugal na Idade Média e no Renascimento, 2 vols., 2 CDs (Lisboa, 2008); Aspectos da Música Medieval no Ocidente Peninsular, 2 vols. (Lisboa, 2009-2010); e Revisiting the Music of Medieval France: from Gallican chant to Dufay (Farnham-Burlington, 2012). Coordenou um número duplo da Revista Portuguesa de Musicologia (2004-2005) e títulos como: Dez compositores portugueses. Percursos da escrita musical no século XX (Lisboa, 2007); Medieval Sacred Chant: from Japan to Portugal (Lisboa, 2008); A Sé de Braga. Arte, Liturgia e Música, do final do século XI à época tridentina (com Ana Maria Rodrigues; Lisboa, 2009); ‘New Music’, 1400-1600: Papers from an International Colloquium on the Theory, Authorship and Transmission of Music in the Age of the Renaissance (com João Pedro d’Alvarenga; Lisboa-Évora, 2009); Harmonias do Céu e da Terra: A música nos manuscritos de Guimarães (séculos XII-XVII) (Lisboa-Guimarães, 2012); Do canto à escrita: novas questões em torno da lírica galego-portuguesa (com Graça Videira Lopes; Lisboa, 2016); Musical Exchanges, 1100-1650: Iberian connections (Kassel, 2016). Tem estado também activo como crítico musical, compositor e poeta. É casado e tem três filhos.

Publicações:

“The Medieval Fate of the Cantigas de Santa Maria: Iberian Politics Meets Song”, Journal of the American Musicological Society, vol. 69/2 (2016), pp. 295-353.

“Rhythmic paradigms in the Cantigas de Santa Maria: French versus Arabic precedent”, Plainsong and Medieval Music, 24/1 (2015), pp. 1-24.

«Os cantares polifónicos a S. João na tradição popular minhota», in Clara Saraiva, Jean-Yves Durand e João Alpoim Botelho (coordenação), Caminhos e Diálogos de Antropologia Portuguesa. Homenagem a Benjamim Pereira, Viana do Castelo, Câmara Municipal de Viana do Castelo, 2014, pp. 147-154.

«The Lisbon Office for the Translation of St. Vincent», in A Musicological Gift: Libro Homenaje for Jane Morlet Hardie, edited by Kathleen Nelson and Maricarmen Gómez (Lions Bay, BC, Canada: The Institute of Mediaeval Music, 2013), pp. 57-86.

«Les neumes spéciaux du Graduel de Cluny: essai d’interprétation», in Études grégoriennes, nº 39 (2012), pp. 149-75.

Grupo de Investigação:

Estudos de Música Antiga