+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Maria João Serrão

MEMBRO INTEGRADO

Maria João Serrão

Foto
Ver cv
Professora Coordenadora (Aposentada)
mariajoao.serrao@gmail.com
Nota Biográfica:

– Agregação, Tese “O Teatro Musical de Raiz Erudita. A Voz Contemporânea.” Universidade de Lisboa (2008).

– Doutoramento: “Constança Capdeville, entre Théâtre et Musique”, Département de “Sciences, Technologies et Esthétique des Arts – Musique”, Université de Paris VIII (1997).

– Equivalência ao Doutoramento em Ciências Musicais – Históricas pela Universidade Nova de Lisboa (1997).

– Mestrado: “Kurt Schwitters: Merz e l’Ursonate, Poesie, Voix et Musicalité”, Université de Paris VIII (1993).

– Maîtrise “Une Approche au Théâtre Musical Contemporain au Portugal. Constança Capdeville et Don’t Juan”, Université de Haute Normandie, Rouen (1992).

– Aperfeiçoamento e Virtuosidade em Canto no Conservatoire National de Musique, Genève (1976-78).

– Diploma de Canto de Concerto no Conservatório Nacional de Lisboa (1978).

– Diploma de Educadora de Infância, pelo Instituto de Educação Infantil, Lisboa (1961).

Professora Coordenadora da Àrea de Voz e Música da Escola Superior de Teatro e Cinema do IPL. Coordenadora do Mestrado em Artes Performativas tendo criado a variante Teatro-Música (1985-2010). Investigadora e membro do Conselho Científico do CESEM, FCSH- UNL, desde 1996. Iniciou a sua actividade musical como membro fundador do Coro Gulbenkian (1964-76). Pertenceu ao Grupo de Música Contemporânea dirigido por Jorge Peixinho com o qual atuou em vários países europeus e em Portugal, nomeadamente nos Festivais Gulbenkian de Música Contemporânea (1978-1982). Carreira artística e pedagógica em Paris (1982-85). Publicação da Tese “Constança Capdeville, entre o teatro e a música” pela Editora Colibri, com apoio do CESEM / FCT (2006). A versão francesa da mesma Tese foi publicada a convite pelas Éditions Universitaires Européennes (Nov.2016). Entre outras, comunicações ao Colóquio Internacional “A Voz no Palco”, organizado pelo Centro de Estudos Teatrais da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa: “A Voz e o Cérebro. Música e Teatralidade”; e “O Teatro Musical no séc.XX. Georges Aperghis” (Nov. 2016). É professora na Universidade Intergeracional UNISBEN (Benfica), regendo a disciplina “Voz e Expressões Artísticas”, a título de voluntariado, desde 2011.

Publicações:

– “Constança Capdeville et le théâtre musical au XXème siècle. La voix contemporaine”, versão francesa da tese de doutoramento, ed. Editions Universitaires Européennes, Saarbrücken, Nov. 2016.

– Entrada Biografia de Constança Capdeville in: Enciclopédia da Música Portuguesa no século XX, dir. Salwa Castelo Branco, INET-UNL, ed. Círculo de Leitores, 2010.

– “Kurt Schwitters Merz e a Ursonate, Sonata de Sons Primitivos. Poesia, Voz e Musicalidade”, Sebentas de Teatro-Música, ed. Escola superior de Teatro e Cinema, Lisboa, 2008.

– ” Metodologia de Análise do Teatro Musical Contemporâneo”, Sebentas Teatro-Música, ed. Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa, Maio 2007.

Grupo de Investigação:

Música Contemporânea