+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Nicolau Antunes

COLABORADOR

Nicolau Antunes

Foto
Docente na Escola Profissional de Teatro de Cascais
carlosnicolauantunes@gmail.com
Nota Biográfica:

Frequentou o curso de actores da Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa.

Como bolseiro da Fundação Gulbenkian, concluíu o Mestrado em Encenação na Middlesex University em Londres, onde parte dos estudos foram feitos em Moscovo e Bangkok. Seguidamente, ainda como bolseiro da fundação, efectuou Estudos de Qualificação Avançada na Faculdade de Encenação da Academia Russa de Artes Teatrais (GITIS) em Moscovo.

Trabalhou como actor em sete espectáculos no Teatro da Cornucópia com Luís Miguel Cintra e também com Christine Laurent. Trabalhou ainda em espectáculos de João Perry, António Pires, Luís Assis e Lúcia Sigalho entre outros.

Foi assistente de encenação de Luís Miguel Cintra e António Pires.

Co-encenou com Dinarte Branco o espectáculo “gestos para nada” a partir de Sinisterra.

Encenou vários grupos de teatro universitário, CITAC, TEUC e dISPAr Teatro. Co-fundador de dois grupos de teatro em Faculdades de Psicologia: ISPA-IU e FPCE-UC com os quais colabora regularmente.

Docente 2007 a 2011 na Licenciatura e no Mestrado em Teatro na Universidade de Évora onde leccionou diversas disciplinas nas áreas da actuação, improvisação, corpo e projecto. Foi adjunto da Direcção do Departamento de Teatro de 2009 a 2011. Leccionou de 2012 a 2015 a disciplina Teatro e Consciência no ISPA-IU. Tem dado também formação em Portugal, Brasil, Índia, Tailândia e Rep. Checa. Investiga na área dos processos psico-físicos do actor.

É editor de secção na revista Arte da Cena da Universidade Federal de Goiás, Brasil

Docente desde 2012 na Escola Profissional de Teatro de Cascais e desde 2016 na Escola de Teatro In-Ímpetus em Lisboa.

Grupo de Investigação:

Educação e Desenvolvimento Humano