+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Océane Boudeau

MEMBRO INTEGRADO

Océane Boudeau

Foto
Bolseira Pós-Doutoramento
oceaneboudeau@fcsh.unl.pt
Nota Biográfica:

O. Boudeau iniciou os seus estudos de musicologia na Universidade de Tours onde obteve um mestrado em musicologia, tendo como objecto de estudo os Rondeaux de Guillaume de Machaut (or.: Olivier Cullin, 2000). Preparou de seguida um DEA (Diploma de Estudos Avançados) e depois um doutoramento sob a orientação de Marie-Noël Colette na École Pratique des Hautes Études, que finalizou em 2013 (“L’Office de la Circoncision de Sens (le manuscrit 46 de la Médiathèque municipale de Sens)”). Paralelamente, continuou os seus estudos musicais no Conservatoire National de Musique et de Danse de Paris (CNSMDP) onde obteve o primeiro prémio da classe de História da Música (classe de Rémy Campos, 2006) e em Direcção de Côro Gregoriano (classe de Louis-Marie Vigne, 2002). Igualmente leccionou em escolas públicas no segundo ciclo e na Universidade de Rouen (2010-2013), na Universidade Paul-Valéry Montpellier III (2013-2014) e como Attachée Temporaire d’Enseignement et de Recherche (ATER). Boudeau tem actualmente uma bolsa de pós-doc financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O seu projecto de investigação, orientada por Manuel Pedro Ferreira, tem como objecto a música litúrgica anotada nas fontes portuguesas e redes de criação e fusão dos repertórios de monodia sacra na Península Ibérica.

Publicações:

[no prelo] « A Liturgical Manuscript for the Precentor of the Cathedral of Sens », Sources of Identity: Makers, Owners and Users of Music Before 1600, Lisa Colton et Tim Shephard (éd.), Turnhout, Brepols, « Epitome musical ».

« Un missel ibérique de la seconde moitié du xiie ou du début du xiiie siècle (Salamanque, Biblioteca General Histórica, ms 2637) », Revista Portuguesa de Musicologia, 3/2 (2016), p. 65-110.

« La Psallette Notre-Dame et les Théophiliens. Les débuts de Jacques Chailley comme interprète et musicologue », Xavier Bisaro et Rémy Campos (dir.), La Musique médiévale entre historiens et musiciens, Genève, Droz, 2014, « Publications de la Haute École de Genève, 6 », p. 363-388.

« Les Notations de deux offices de la Circoncision (Sens, Bibliothèque municipale, ms 46 et Londres, British Library, ms Egerton 2615) comparées à celles d’autres manuscrits issus des scriptoria de Sens et de Beauvais », Études grégoriennes XXXIX. Actes du Colloque de Royaumont. Manuscrits notés en neumes en Occident (29-31 octobre 2010), 2012, p. 195-220.

PROJECTO DE PÓS-DOC/DOUTORAMENTO/MESTRADO
Título Pós-Doutoramento: A música litúrgica nas fontes portuguesas (1100-1650): Redes de criação e difusão de repertórios na Península Ibérica.
Orientação:

Manuel Pedro Ferreira

Referência da Bolsa: SFRH/BPD/104542/2014
Grupo de Investigação:

Estudos de Música Antiga

Imagens:
image_preview (1)
image_preview (2)
image_preview (3)