+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Pedro Louzeiro

INVESTIGADOR EM FORMAÇÃO

Pedro Louzeiro

Foto
Doutorando FCT
pedrolouzeiro@gmail.com
Nota Biográfica:

Pedro Louzeiro, compositor, nasceu em 1975, em Lagos, Portugal. Actualmente, é finalista de Doutoramento na Universidade de Évora, onde leva a cabo uma investigação sobre temáticas subordinadas à interacção entre solista e ensemble mediada por sistemas tempo-real com recurso a notação dinâmica, sob orientação dos Professores Doutores Christopher Bochmann e António de Sousa Dias. Foi-lhe atribuída uma Bolsa de Doutoramento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Concluiu o seu Mestrado em Composição em 2013, na Universidade de Évora, e a sua Licenciatura em Formação Musical em 2002, na Escola Superior de Música de Lisboa. Realizou diversas performances com o sistema “Comprovisador”, que desenvolve no âmbito do seu doutoramento, tendo apresentado o seu trabalho em conferências internacionais, tais como: Sound and Music Computing (SMC2016, Hamburgo, Alemanha, e SMC2018, Limassol, Chipre), Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR2017, Matosinhos), Internacional Computer Music Conference (ICMC2017, Xangai, China) e International Conference on Technologies for Music Notation and Representation (TENOR2018, Montréal, Canadá). Foi distinguido com o 2º Prémio no IIº Concurso Internacional de Composição para Guitarra “Goffredo Petrassi” (Roma, Itália, 2012), e com Menções Honrosas no Xº Concurso Internacional de Composição “Carl von Ossietzky” (Oldenburg, Alemanha, 2010) e no IV Prémio Internacional de Composição “Fernando Lopes-Graça” (Cascais, 2014). Da sua obra, destaca-se ainda um concerto para trompete e orquestra de sopros intitulado “Proclamação” – uma obra encomendada para assinalar o Centenário da República Portuguesa, estreada no Centro Cultural de Lagos e realizada no Centro Cultural de Belém, e também o poema sinfónico “Água – a Seiva da Terra” – obra encomendada para comemorar o Dia Mundial da Água, estreada no Teatro das Figuras, em Faro.

About

Publicações:

Louzeiro, Pedro. 2018. The Comprovisador’s Real-Time Notation Interface (Extended Version). In Music Technology with Swing, ed. Mitsuko AramakiMatthew E. P. DaviesRichard Kronland-MartinetS lvi Ystad, 489 – 508. ISBN: 978-3-030-01691-3. Cham: Springer International Publishing. doi: 10.1007/978-3-030-01692-0_33

Louzeiro, Pedro. 2018. “Improving Sight-Reading Skills Through Dynamic Notation – the Case of Comprovisador”, Trabalho apresentado em TENOR – International Conference on Technologies for Music Notation and Representation, In Proceedings of the International Conference on Technologies for Music Notation and Representation, Montréal.

Louzeiro, Pedro. 2017. Real-Time Compositional Procedures for Mediated Soloist-Ensemble Interaction: The Comprovisador. In Mathematics and Computation in Music, ed. Octavio A. Agustín-Aquino Emilio Lluis-Puebla Mariana Montiel, 117 – 131. ISBN: 978-3-319-71826-2. Cham: Springer International Publishing. doi: 10.1007/978-3-319-71827-9_10

Louzeiro, Pedro. 2017. “Mediating a Comprovisation Performance: the Comprovisador’s Control Interface”, Trabalho apresentado em Proceedings of the 43rd International Computer Music Conference, In Proceedings of the 43rd International Computer Music Conference, Shanghai.

Pós-Doutoramento/Doutoramento/Mestrado
Título Doutoramento: Comprovisador – a Real-Time Notation System
Referência da Bolsa: SFRH/BD/102661/2014
Resumo:

Esta tese representa um contributo para uma reflexão sobre novas formas de aliar aspectos de improvisação e de composição em contexto musical performativo, com especial foco na utilização de notação dinâmica (animada em tempo-real), através de investigação fundamentada numa prática performativa. Para definir essa prática, foi escolhido o termo Comprovisação, termo esse que pode ser entendido como um contexto musical performativo no qual elementos de composição e de improvisação coexistem em interdependência estética. Com o objectivo de levar a cabo essa mesma prática, foi desenvolvido um sistema – Comprovisador – que permite mediar a interacção entre solista e ensemble, usando escuta de máquina (machine listening), procedimentos de composição algorítmica e notação dinâmica, num contexto de performance em rede. Em tempo-real, à medida que um solista improvisa, os algoritmos do Comprovisador produzem uma partitura que é imediatamente lida à primeira vista por um conjunto de músicos, criando uma resposta coordenada à improvisação. A interacção é mediada pelo director da performance através da manipulação de parâmetros algorítmicos. A implementação deste sistema requer uma rede de computadores para exibir a notação (partes separadas) a cada um dos músicos que tocam no ensemble. Para além disso, a conectividade sem fios permite que os computadores – e, logo, os músicos – estejam distantes uns dos outros, permitindo o uso do espaço enquanto elemento de composição. Através do desenvolvimento do Comprovisador e da sua aplicação prática em ensaios e concertos, foi possível estudar questões como a aplicação de algoritmos de composição em tempo-real, a eficácia de uma interface de notação dinâmica com estratégias gráficas de sincronização, os recursos para mediação de uma performance de Comprovisação e as potencialidades de aplicação deste sistema em contexto pedagógico para desenvolvimento de competências de leitura à primeira vista. Os resultados desta investigação e seu impacto no desenvolvimento continuado do sistema – e, em última análise, a sua utilização musical – serão discutidos no âmbito desta dissertação.

Grupo de Investigação:

Música Contemporânea

Imagens:
image_preview (1)
image_preview (2)