+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Ricardo Bernardes

MEMBRO INTEGRADO

Ricardo Bernardes

Foto
Nota Biográfica:

Ricardo Bernardes é Doutor em Musicologia pela Universidade do Texas em Austin e Doutor em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Actualmente é Investigador Integrado Pós-Doutorado junto ao CESEM/UNL com financiamento da FCT, integrando o grupo de estudos de “Música do Período Moderno” sob a supervisão do Doutor David Cranmer. Foi editor da coleção “Música no Brasil – séculos XVIII e XIX” realizada pelo Ministério da Cultura do Brasil e da revista “Textos do Brasil”,em seu número intitulado “Música Erudita Brasileira”, editado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Para além das publicações académicas e das edições de música Luso-Brasileira dos séculos XVIII e XIX, tem sido convidado a dar conferências sobre temas de música antiga e mercado cultural. Para além de intensa actividade académica, desde 1995, Bernardes é maestro e diretor musical do Americantiga Ensemble, agrupamento dedicado à execução e gravação do repertório luso-brasileiro dos séculos XVII a XIX, que conta com seis CDs e um DVD gravados no Brasil, Argentina e Estados Unidos da América. Baseado em Portugal desde 2010 tem realizados vários concertos nos principais festivais do país. Em 2012 dirigiu a estreia moderna da ópera o “Basculho de Chaminé” com a Orquestra Sinfónica Portuguesa na Teatro de São Carlos em Lisboa. Actualmente é Director Artístico do Festival “Caminhos de Mateus” e dos “XXVIII Encontro de Música Antiga de Mateus”, promovidos pela Fundação da Casa de Mateus em Vila Real.

Publicações:

Ricardo BERNARDES, Garcia, José Maurício Nunes. “Missa de Nossa Sra. da Conceição de 1810” Garcia, José Maurício Nunes, in Música no Brasil nos séculos XVIII e XIX – v.1.  Funarte. Rio de Janeiro, 2002.

Ricardo BERNARDES, Garcia, José Maurício Nunes Portugal, Marcos. Neukomm, Sigismund.”Real Capela do Rio de Janeiro 1808 – 1821″ Garcia, José Maurício Nunes Portugal, Marcos. Neukomm, Sigismund, in Música no Brasil nos séculos XVIII e XIX – v.2. Funarte. Rio de Janeiro, 2002.

Ricardo BERNARDES, Garcia, José Maurício Nunes Portugal, Marcos. Neukomm, Sigismund. “Corte de D. João VI” Garcia, José Maurício Nunes Portugal, Marcos. Neukomm, Sigismund, in Música no Brasil nos séculos XVIII e XIX – v.3.  Funarte. Rio de Janeiro, 2002.

Ricardo BERNARDES (org.),  “Pernambuco, acervo Jaime Diniz; Maranhão Imperial, acervo João Mohana” in Música no Brasil nos séculos XVIII e XIX – v.5.  Funarte. Rio de Janeiro, 2002.

Ricardo BERNARDES (org.), “Música Erudita Brasileira” Textos do Brasil no. 12. Ministério das Relações Exteriores. Brasília, 2005. (Mesmo volume foi traduzido editado nas línguas inglesa, espanhola, russa e alemã).

Ricardo BERNARDES, “Questões de identidade nacional, raça e ideal romântico na definição do passado musical Luso-Brasileiro.” Simpósio Luso-Brasileiro As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime. Repertórios, práticas e representações. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa, 2012. ISBN 978-972-27-2026-7.

Grupo de Investigação:

Música no Período Moderno

Imagens:
image_preview (1)
image_preview (2)