+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Ricardo Martins

INVESTIGADOR EM FORMAÇÃO

Ricardo Martins

rjm.120690@gmail.com
Nota Biográfica:

Nascido na Ilha da Madeira, a 12 de Junho de 1990, Ricardo Martins começou os seus estudos musicais aos 5 anos no Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira. Lá estudou piano, guitarra e percussão. Fez parte da Orquestra Académica e do Grupo de Percussão dessa mesma instituição. Enquanto estudante começou por tocar profissionalmente como convidado na Orquestra Clássica da Madeira, como freelancer em Grupos Hoteleiros da Ilha, assim como com alguns grupos de outros géneros (bandas filarmónicas, grupos pop/rock, jazz).

Ao concluir o secundário em Ciências e Tecnologias, ingressou na Licenciatura em Educação Musical, ministrada pelo Instituto Superior de Ciências Educativas, após seguiu os seus estudos com o Mestrado em Educação Musical, no Instituto Politécnico de Setúbal. Entretanto mudou-se para Lisboa, onde fez o 1º ano da Licenciatura em Jazz e Musica Moderna (Universidade Lusíada de Lisboa).

Atualmente é Doutorando do 1º ano de Ciências Musicais, musico profissional e docente de bateria. Tenciona investigar o ensino da bateria, técnica e psicologicamente. Tem como tutor o Professor Doutor João Nogueira.

PROJECTO DE PÓS-DOC/DOUTORAMENTO/MESTRADO
Título Mestrado: Sequenciação Musical em computador do contexto do 1º ciclo
Orientação:

José Carlos Godinho

Resumo:

Numa perspectiva prática, o projeto centra-se na aprendizagem de um software de sequenciação musical em computador, assim como na gravação áudio, edição e composição através do mesmo. Os alunos aprendem três musicas de Natal, gravam-nas, editam-nas e compõem um Medley com as mesmas. O projeto tem o objetivo de potenciar a motivação e aprendizagens musicais dos alunos, em contexto de sala de aula.

Collins (1996) sugere um quadro para a aplicação de novas tecnologias. Este serve de guia para a metodologia de aprendizagem do software. Após esta etapa os alunos começam a compor através dessa nova ferramenta, para tal baseio-me em Savage (2005), emprego os diversos significados musicais de Green (2000) para comprovar a motivação dos alunos e relaciono os mesmos com a Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick e Tillman para analisar que aprendizagens musicais foram desenvolvidas, findando este com uma avaliação das músicas compostas pelos alunos.

Posto isto, o projeto foi realizado na Escola Básica e de Pré Escolar da Serra de Água, os intervenientes foram treze alunos do quarto ano. Em termos de infra-estruturas foram utilizadas duas salas: A primeira foi a sala de aula, onde estes aprenderam e gravaram as músicas de Natal. A segunda foi a sala de informática, onde aprenderam a manusear o software e compuseram com o mesmo. Assim sendo, cada sessão teve a duração de duas horas e meia, normalmente dividida entre ambas salas. O projeto começou a ser implementado a 16 de outubro e foi concluído a 13 de dezembro.

Paralelamente foi feito um trabalho de investigação com o objectivo de analisar os níveis de aprendizagem e motivação. Para tal foi utilizado o referencial teórico de Swanwick e Tillman para a caracterização e avaliação das composições feitas pelos alunos. Os resultados desta investigação reforçam a importância desta ideia, quer na motivação ou na qualidade musical desenvolvida pelos alunos.

Palavras-chave: Sequenciação musical por computador, composição musical, motivações e aprendizagens musicais, Ableton Live, novas tecnologias, DAWS’s.

Grupo de Investigação:

Educação e Desenvolvimento Humano