+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Riccardo Wanke

INVESTIGADOR EM FORMAÇÃO

Riccardo Wanke

Foto
Doutorando
a42696@campus.fcsh.unl.pt
Nota Biográfica:

Riccardo Wanke, nasceu em Genova (Italia), estudou em Milão até o 2005 e mudou para Lisboa (Portugal) em 2006. Ativo nas artes desde o 1995 (música, instalações) e seu interesse inclui música clássica (desde as origens), étnica e improvisada, e é especificamente focado na difusão da arte nova e contemporânea. É constantemente dedicado a música microtonal e ao seu efeito no auscultador (a partir do sons binaurais e o impacto hipnótico deles). Tem dedicado particular atenção a promulgação e a promoção das relações entre as áreas da música clássica contemporânea, electrónica e eletroacústica. Este tema em particular o levou a fundação da etiqueta discográfica “Mazagran” com o objetivo de produzir trabalhos musicais de diferentes ramos da música contemporânea. Ele também é ativo como compositores e músico Colabora com músicos como G. Ielasi, R. Toral, D. Maranha entre outros e tocou ao vivo em todo o mundo e publicou músicas para etiquetas internacionais (EUA, IT, CH, PT, MX). Ele é doutorando em Ciências Musicais e membro do CESEM na Universidade “Nova” de Lisboa. Onde está investigando a definição de uma perspectiva para aproximar-se a estilos diferentes da música contemporânea. Recentemente, sua música foi incluída em The Wire Tapper “Anthology Of Underground Music vol. 37” abril de 2015. Mais informações: rdwmusic.com

Publicações:

Wanke, R. 2016. A cross-genres (ec)static perspective on contemporary experimental music. Proceedings of the 42nd International Computer Music Conference, ICMC2016, Utrecht, The Netherlands.

Wanke, R. 2016. Alvin Lucier: The Space In The Sound and The Sound In The Space. [linear notes CD / Mode Record / Alter Ego]. Mode Records.

Wanke, R. 2015. A Cross Genres Study Of The (Ec)Static Perspective Of Today’s Music. Organised Sound, Vol. 20 (3), pp. 331-339. doi.org/10.1017/S1355771815000266

PROJECTO DE PÓS-DOC/DOUTORAMENTO/MESTRADO
Título Doutoramento: A cross-genre study of the (ec)static perception of today’s music.
Orientação:

Isabel Pires
Makis Solomos (c)
Michael Clarke (c)

Referência da Bolsa: SFRH/BD/102506/2014
Resumo:

O projeto explora uma perspectiva particular, comum através de várias correntes de música experimental de hoje que se concentra no próprio som como uma entidade complexa. Pretende-se definir esta perspectiva entre diferentes gêneros a partir de diferentes pontos de vista: composição, estética, audição, perceptivo, teórico e histórico. Através da análise de uma seleção de peças que abrangem composições pós-espectralistas (por exemplo Haas, B. Lang, Verrando), bem como glitch eletrônico, basic-channel (Pan Sonic, Autechre, Raime), este estudo desenvolve um novo método para comparar diferentes gêneros de música caracterizada por uma abordagem semelhante ao som. Os resultados analíticos são aplicados em inquéritos perceptivas, a fim de explorar seu potencial para definir o som e examinar a capacidade dos participantes de expressar sobre sua percepção sonora. Os resultados são considerados em conjunto com compositores e feedbacks dos intérpretes e reflexões teóricas, a fim de expandir a definição de um materialismo sonoro entre diferentes gêneros da música experimental de hoje. A definição dessa perspectiva favoreceria as conexões acadêmicas e artísticas e poderia ter influências importantes dentro de contextos didáticos e analíticos.

Grupo de Investigação:

Música Contemporânea

Imagens:
image_preview (1)
image_preview (2)