+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Rui Mourinho

COLABORADOR

Rui Mourinho

Foto
Doente do ensino especializado
d34523@alunos.uevora.pt
Nota Biográfica:

Mestre em Música e em Ensino de Música pela Escola Superior de Música de Lisboa na especialidade de Guitarra onde estudou com Piñeiro Nagy, Olga Prats, Nuno Inácio e Stephen Bull. A sua discografia conta com três CD’s: Outras Músicas, enquanto membro dos Vá-de-Viró, Balletti com o Ensemble de Flautas do Município de Loulé e o seu albom a solo ‘Stephen Goss Guitar Works Vol.1’. Apresenta-se regularmente a solo, com orquestra e em grupos de música de câmara em variados palcos por toda a Europa. É dedicatário de obras de compositores tais como Gonçalo Lourenço, Cristovão Silva, André Santos, Pedro Louzeiro e Stephen Goss. Atualmente é Doutorando na Universidade de Évora no curso de Doutoramento em Música e Musicologia na especialidade de Interpretação, é professor de guitarra clássica no Conservatório de Música de Albufeira e na Escola Básica e Secundária da Bemposta em Portimão.

Publicações:

Mourinho, R. (2011). Ressonâncias o ciclo para guitarra (sonata for guitar, el llanto de los sueños, the chinese garden) de Stephen Goss. Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Música de Lisboa. Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboa.

Mourinho, R. (2016). Stephen Goss Guitar Works Vol.1. Em Stephen Goss Guitar Works Vol.1. Faro, Faro, Portugal: MUSICAXXI.

PROJECTO DE PÓS-DOC/DOUTORAMENTO/MESTRADO
Título Doutoramento: Luigi Nono e Emmanuel Nunes: Quartetos de CordasTítulo da tese (Doutoramento, PT/EN) Aspetos técnico interpretativos na músca para guitarra solo de Stephen Goss (2001-2017): A influência das fontes primárias no desenvolvimento de um modelo de interpretação.
Orientação:

Benoît Gibson

Resumo:

No programa de trabalhos serão investigadas as obras para guitarra solo de Stephen Goss compostas entre 2000 e 2017. A linha de investigação conciste na construção de modelos de interpretação/performance e na interpretação das obras para guitarra solo de Stephen Goss. Estes modelos de interpretação terão como elemento modelador o material temático/fontes primárias usados por Stephen Goss na composição das suas obras para guitarra solo. Com este programa de trabalhos pretende-se assim identificar e caracterizar as fontes primárias tendo em conta o seu contorno melódico, articulação, carácter, dinâmica de forma a aplicar as possibilidades modelares que o material temático/fontes primárias usado por Stephen Goss oferece na construção de uma interpretação das suas obras.

Grupo de Investigação:

Música Contemporânea

Imagens:
image_preview (1)