+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Tânia Valente

COLABORADOR

Tânia Valente

Foto
Professora
taniavalente17@gmail.com
Nota Biográfica:

Doutorada em Música e Musicologia, ramo de Interpretação, pela Universidade de Évora, a cantora Tânia Valente divide a sua actividade artística com as actividades de docente na Escola de Música do Conservatório Nacional e de investigadora no CESEM e CET-FLUL. Iniciou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas: Estudos Ingleses e Alemães (FLUL) e em Canto (ESML). Posteriormente obteve o grau de LGSM (Licenciate by the Guildhall School of Music and Drama) através do Trinity College. Estudou canto com Helena Afonso, Ana Paula Russo e Marina Ferreira, Luís Madureira e Elsa Saque, Ana Ester Neves, Lúcia Lemos e Elvira Ferreira. Frequentou ainda Masterclasses com Jeanette-Fávaro Reuter e Walter Moore (ESML), Mara Zampieri (EMCN), Tom Krause (Fundação Calouste Gulbenkian), Enza Ferrari, Ivonne Minton (Cursos Internacionais de Música do Estoril) Elsa Saque e Oliveira Lopes (2º Curso “Saúde e Canto” da UCP), João Lourenço (UNL) e Flávio Carvalho (Universidade de Évora). Como solista em ópera, foi “Fanny” em O Tanoeiro de Thomas Cooper (Teatro da Trindade), “2ªDama” na Flauta Mágica de Mozart e “Sebastiana”, numa versão portuguesa da sua autoria da ópera Bastien und Bastienne de Mozart. Para além de se apresentar regularmente em recitais, é membro do Coro Gulbenkian desde 2005. Com este coro, tem participados em inúmeros concertos de música coral sinfónica, música para coro A Capella, gravações discográficas, digressões, e em óperas. Os seus interesses de investigação compreendem a ciência e pedagogia vocal, o teatro musical português dos séculos XVIII e XIX e as relações entre Música e Literatura. Em 2016 organizou o I Colóquio Internacional “Voz no Palco”. É colaboradora da “Glosas” -revista de divulgação musical do MPMP – , e autora do livro “A Língua Portuguesa no Canto Lírico: contexto histórico e relações entre técnica e fonética”.

Publicações:

Livro:

T. Valente, A Língua portuguesa no canto Lírico: contexto histórico e relações entre técnica e fonética, Edição: CreateSpace Independent Publishing Platform, Charleston (USA), 274 páginas, 2017. [https://www.amazon.com/Lingua-Portuguesa-Canto-Lirico-Portuguese/dp/1542964229]

Artigos:

T. Valente: “Saramago e a Música: em torno do romance «As intermitências da Morte»”, Glosas nº 14, Maio de 2016.

T. Valente, “O contraste irónico entre música e texto na obra «Guerras dos Alecrim e Manjerona» de António José da Silva, Glosas nº12, Maio de 2015.

T. Valente, “Gustavo Romanov Salvini e as primeiras preocupações com a adaptabilidade da Língua Portuguesa ao canto lírico: breve périplo pela História da Ópera em Portugal do séc. XVIII ao séc. XIX”, Revista Vozes dos Vales – UFVJM Nº 06 – Ano III – 10/2014.

Grupo de Investigação:

Teoria Crítica e Comunicação

Linhas temáticas:

Música e Literatura

Imagens:
image_preview (1)
image_preview (2)