+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Teresa Marinho

INVESTIGADOR EM FORMAÇÃO

Teresa Marinho

Foto
a50996@campus.fcsh.unl.pt
Nota Biográfica:

Teresa Marinho iniciou os seus estudos musicais com o pai, tendo ingressado aos nove anos na Academia de Música José Atalaya (Fafe), onde frequentou e concluiu o Curso Complementar de Violino. Completou a Licenciatura em Ciências Musicais em 2011 e o Mestrado em Ensino de Música em 2013, ambos na Universidade do Minho. A sua experiência profissional de 2008 a 2016 passou pelos Conservatórios de Guimarães, Vila Real e Mafra, como professora de Formação Musical e História da Música. Atualmente é doutoranda em Ciências Musicais, na área de especialização de Ensino e Psicologia da Música, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É bolseira de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) através do Programa Doutoral “Música como Cultura e Cognição” da FCSH/NOVA. A sua investigação doutoral assenta no desenvolvimento vocal e canto coral na infância.

PROJECTO DE PÓS-DOC/DOUTORAMENTO/MESTRADO
Título Doutoramento: Desenvolvimento vocal e prática coral na infância: Um estudo com coros infantis do distrito de Lisboa
Orientação:

João Nogueira

Referência da Bolsa: PD/BI/128469/2017
Resumo:

O projeto de investigação pretende caracterizar o desenvolvimento vocal de crianças integradas em grupos corais, descrevendo aspetos ligados ao seu comportamento vocal num contexto de prática musical individual e coletiva. O projeto de investigação será composto por estudos de caso com dois coros do distrito de Lisboa. O primeiro estudo de caso será realizado no Coro infantil de Torres Vedras, com crianças entre os 5 e os 11 anos de idade. O segundo estudo de caso será realizado no Coro infantil da Universidade de Lisboa, com crianças entre os 8 e os 11 anos de idade. Espera-se que os resultados obtidos ajudem a: (1) perceber quais as dinâmicas de construção de um coro; (2) identificar os critérios de avaliação de desempenho de um coro; (3) compreender a influência de diferentes estratégias de ensino de canções e outros fatores no comportamento vocal das crianças; (4) caracterizar e comparar dentro do objeto de estudo o desenvolvimento vocal de crianças integradas em grupos corais e; (5) compreender como se comportam vocalmente as crianças quando em grupo e individualmente. Estes estudos pretendem ampliar o conhecimento acerca das estratégias utilizadas na prática coral na infância e do desenvolvimento vocal de crianças integradas num contexto coral.

Palavras-chave: Desempenho vocal, Desenvolvimento vocal, Prática coral, Infância.

Grupo de Investigação:

Educação e Desenvolvimento Humano