+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Tiago Gonzaga Videira

COLABORADOR

Tiago Gonzaga Videira

Foto
Bolseiro de Investigação
Nota Biográfica:

Tiago Videira é um criativo com uma grande paixão pela música. É um investigador, produtor e editor musical com uma licenciatura em Ciências Musicais, um Mestrado em Filosofia – Estética, e o Doutoramento em Media Digitais ao abrigo do programa UT Austin – Portugal com um projecto ligado a um modelo generativo para músicas de fado, tendo residido dois anos nos EUA. Tem participado na Edição Crítica de Repertório por Compositores Luso-Brasileiros (c. 1750-1930). As obras incluídas são as Modinhas do Padre José Maurício, peças para o teatro musical constantes no catálogo do Teatro D. Maria II; Peças de Órgão por compositores Luso-Brasileiros constantes na colecção de Joseph Joubert; A peça para côro e orquestra de Câmara “Uyáras” por Alberto Nepomuceno; Ópera “La Donna di Genio Volubile” por Marcos Portugal; Mágica “As Três Cidras do Amor” por Santos Pinto [em curso]. Para além do mais tem criado, produzido e editado dezenas de outras obras de entre canções, peças para piano solo e vários ensembles e música para sincronização com os media.

Publicações:

2017. Videira, Tiago Gonzaga, “Formalizing Fado – A contribution to automatic song making”. Journal of Creative Music Systems 1(2) DOI: 10.5920/JCMS.2017.03.

2017. Videira, Tiago Gonzaga, “Fado” [base de dados online], (2017) Lisboa. <http://fado.fcsh.unl.pt>

2015. Videira, Tiago, “Instrumental Fado – A generative Interactive System”. UT Austin-Portugal Program. PhD thesis in Digital Media. Lisbon: FCSH/NOVA.

Orientação:

David Cranmer

Grupo de Investigação:

Música no Período Moderno