[:pt]Guia para utilizar o applet JavaRuntime em Mac OSX no site Compete 2020[:]

[:pt]

Devido aos problemas referidos por alguns investigadores no preenchimento e utilização do formulário da apresentação dos projectos no site http://pas.poci-compete2020.pt/, a direcção do CESEM, através do apoio informático, decidiu apresentar aos seus investigadores este guia informal para auxiliar quem pretende apresentar uma proposta de projecto.

  • 1º Passo: Certificar que tem o Java instalado no computador. Para isso dirija-se a este site para identificar e, eventualmente, instalar o Java. Pode também descarregar directamente o Java aqui.
  • 2º Passo: Configurar o Java de forma a adicionar uma excepção de segurança para o site dos projectos. Isto garante que o browser ou o Java não irão bloquear o formulário. Seguir este guia. O site a adicionar é: http://pas.poci-compete2020.pt/
  • 3º Passo: Até ao momento, só com a versão 52esr (a actual é a 53) do Firefox Mozilla é que se conseguiu utilizar correctamente o formulário. O Safari permite abrir e editar o formulário mas não permite gravar os dados. O Firefox já permite gravar a informação, mas só com a versão indicada. O Chrome desactivou completamente o Java. Descarregar aqui a versão indicada do Firefox e instalá-la.
  • 4º Passo: Quando abrir o formulário e o Java se iniciar, irá aparecer uma janela a perguntar a autorização para correr a aplicação do formulário. Autorize e selecione a opção que indique “Não perguntar outra vez”, porque assim fica memorizada a autorização.

Se mesmo assim não funcionar, indicamos duas opções:

  • Peça apoio ao CESEM na pessoa de Rui Araújo, que se encontra no CESEM todos os dias das 10.30h às 17h. Aconselhamos marcar primeiro a assistência através do email: cesem-informatica@fcsh.unl.pt.
  • Faça uma peregrinação a Fátima (que esta é a época) e peça a Nª Sª que faça uma epifania nas mentes que gerem a administração pública de forma a não utilizarem plataformas e ferramentas informáticas que os browsers dos dias de hoje estão a descontinuar completamente.

[:]