Chamada para artigos: Congresso Internacional da comemoração 10 anos Núcleo Caravelas

Nos 10 anos do Núcleo Caravelas,

Congresso Internacional
Musicologia transatlântica: um momento para reflexão

Lisboa, 27 a 29 de setembro de 2018

O Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Brasileira, fundado em 2008, celebra este ano os seus 10 anos. Com uma posição consolidada na dinamização da investigação sobre a história da música em Portugal e no Brasil, e sobretudo no encorajamento de iniciativas de conjunto entre os dois países, propõe um momento de reflexão sobre os seus objetivos, áreas de interesse e atividades. Em particular, entende abrir um fórum destinado ao estudo da história da música portuguesa e brasileira como parte da atividade musical em todo o espaço atlântico, permitindo, assim, explorar as relações musicais entre o eixo luso-brasileiro e o pleno leque de países à beira do Oceano Atlântico.

O Congresso realiza-se de 27 a 29 de setembro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Será constituído por sessões plenárias e sessões de comunicações, eventualmente com salas em paralelo. Também se prevê pelo menos um concerto dado por participantes no Congresso, num local a anunciar.

Neste sentido, o Caravelas convida propostas de comunicações sobre as seguintes áreas da história da música:

  • A música entre as Américas e Portugal
  • A música entre a Europa e o Brasil
  • A música entre Portugal/Brasil e África
  • A música em alto mar
  • A música luso-brasileira colonial
  • A música luso-brasileira pós-colonial
  • A música e os 200 anos da aclamação de D. João VI

Convida igualmente propostas de participação num concerto.

Submissões de propostas

Comunicações

Convidam-se membros do Núcleo Caravelas a enviar propostas de comunicações orais, de até 20 minutos de duração (para apresentações individuais), ou de até 60/80 minutos de duração para apresentações de painéis (correspondentes a um grupo de, no mínimo, 3/4 elementos). Propostas de investigadores que não sejam membros do Caravelas serão admitidas na condição de que, caso aceites, o proponente se candidate a membro, com efeito a partir de 1 de setembro de 2018. (Ser membro é gratuito.)

Propostas individuais devem incluir os seguintes dados:

Titulo:

Palavras-chave (máximo de 5):

Resumo (max. de 300 palavras):

Nome do(s) autor(es):

Filiação institucional:

Nota biográfica (max. de 200 palavras):

Contacto (e-mail e morada):

Propostas de painéis devem incluir os mesmos dados para cada intervenção, assim como o nome do grupo (por exemplo, nome do projeto/unidade de investigação).

As propostas poderão ser redigidas em português, espanhol ou inglês e serão recebidas entre 23 de abril e 13 de maio de 2018, através do e-mail: caravelas10anos@gmail.com. A lista das propostas selecionadas será divulgada até 3 de junho de 2018. Mais informações em: http://www.caravelas.com.pt/ .

Participação num concerto

Convidam-se participantes no Congresso ou outros membros do Núcleo Caravelas a enviar propostas de participação num concerto (tempo máximo 15 minutos).

Propostas devem incluir os seguintes dados:

Nome do(s) artista(s):

Instrumento(s)/voz(es):

Obras propostas:

Caso o proponente não tenciona propor uma comunicação, deve fornecer os seguintes dados:

Filiação institucional:

Nota biográfica do(s) artista(s) (max. de 200 palavras):

Contacto (e-mail e morada):