Conferências Goethe-Institut de Lisboa: Paulo Ferreira de Castro

30/10/2018 @ 18:30 - 20:00 WET

CICLO DO OUTONO – OUTUBRO / NOVEMBRO 2018
WAGNER EM CENA
Uma série de três sessões dedicadas à história da encenação da obra de Richard Wagner, por Paulo Ferreira de Castro (NOVA FCSH).
Todas as sessões serão abundantemente ilustradas com exemplos audiovisuais, e destinam-se ao público em geral.

A obra de Richard Wagner como desafio teatral

Para além da sua dimensão propriamente musical, a obra de Richard Wagner constituiu desde sempre um poderoso estímulo à inovação no domínio da encenação, levando ao limite as possibilidades técnicas do teatro do seu tempo e suscitando novos modos de pensar o espetáculo musico-teatral na sua totalidade.

A primeira sessão dedicada ao tema será centrada no modo como a criação wagneriana se desenvolve a partir das práticas teatrais oitocentistas, e na forma como a tradição estabelecida no teatro de Bayreuth a partir do primeiro Festival (1876) entra em confronto com as tendências modernas da encenação desenvolvidas na Europa desde o início do século XX, dando origem às primeiras tentativas de rutura com a ortodoxia bayreuthiana.

Entrada livre. Goethe-Institut, Lisboa

Data: