Elsa De Luca

Elsa De Luca

Nota Biográfica:

Website e CV disponíveis no endereço https://sites.google.com/fcsh.unl.pt/elsadeluca/

Elsa De Luca é investigadora em música antiga na área das notações medievais para cantochão; a Elsa também trabalha no desenvolvimento de ferramentas informáticas e digitais (sobretudo bases de dados e codificação musical automática) para suporte à investigação musicológica.

Elsa De Luca desenvolve atualmente investigação sobre paleografia musical sobre notações ibéricas através do projeto “A pre-Gregorian musical repertory under scrutiny: neumes, scribes, and books of the Old Hispanic Chant” (Norma Transitória – DL 57/2016/CP1453/CT0085). Elsa publicou artigos sobre a notação, criptografia e liturgia em manuscritos Ibéricos e Franceses (sécs. X-XVI) e sobre music encoding. A Elsa coordenou, juntamente com A. Miguélez e E. Loic um dossier temático do Journal of Medieval Iberian Studies (14/1, 2022) Connecting the Dots: New Research Paradigms for Iberian Manuscripts as Material Objects. Recentemente coordenou, juntamente com I. Moody e J.F. Goudesenne, dois livros sobre a paleografia do cantochão em manuscritos do Oeste e de Leste (no prelo).

Adicionalmente, a Elsa desempenha funções como Coordenadora da Portuguese Early Music Database (http://pemdatabase.eu/) e como Co-diretora da nova série de livros Musicalia Antiquitatis & Medii Aevi pela Brepols (http://www.brepols.net/Pages/BrowseBySeries.aspx?TreeSeries=MUSAM). A Elsa também faz parte da comissão editorial do CESEM-FCSH e é co-editora das recensões para a Revista Portuguesa de Musicologia. Elsa é PI do projeto R&D financiado pela FCT “Echoes from the Past: Unveiling a Lost Soundscape with Digital Analysis” (2022.01957.PTDC). O projeto irá decorrer entre 03/2023-02/2026 tendo sido classificado em primeiro lugar no painel de ‘Artes’. A partir de Abril 2023 a Elsa irá fazer parte da nova direcção do CESEM. A Elsa colabora/ou em dez projectos de pesquisa em Itália, França, Portugal, Reino Unido e Canadá.