Conferências Goethe-Institut de Lisboa: Paulo Ferreira de Castro

13/11/2018 @ 18:30 - 20:00 WET

CICLO DO OUTONO – OUTUBRO / NOVEMBRO 2018
WAGNER EM CENA
Uma série de três sessões dedicadas à história da encenação da obra de Richard Wagner, por Paulo Ferreira de Castro (NOVA FCSH).
Todas as sessões serão abundantemente ilustradas com exemplos audiovisuais, e destinam-se ao público em geral.

Exorcismos: do “novo Bayreuth” ao Regietheater

Após a queda do regime nazi, e sob o impulso de Wieland Wagner, o Festival de Bayreuth empreende uma renovação radical da sua estética, tendente a uma maior abstracção visual e à incorporação de propostas interpretativas em rutura com a tradição, a que não é estranha a ânsia de despolitização inerente à Alemanha da Stunde Null (“hora zero”) e a crise de identidade que se seguiu ao desfecho da 2ª Guerra Mundial.

Paralelamente, a partir sobretudo dos anos 60, a influência conjunta do realismo cénico e da dramaturgia brechtiana vai marcar decisivamente os modos de pensar a encenação de ópera no contexto da República Democrática Alemã, com o surgimento de figuras emblemáticas como Walter Felsenstein, Joachim Herz, Ruth Berghaus, Götz Friedrich e Harry Kupfer, cuja ação terá repercussões a nível global. A segunda sessão dedicada ao tema procurará pôr em perspetiva as correntes dominantes na encenação wagneriana nos anos 50-70, sem esquecer a produção do centenário do Festival assinada por Patrice Chéreau.

Entrada livre. Goethe-Institut, Lisboa

Data: