A carregar Eventos

« Todos os Eventos

• Este evento já decorreu.

Conversa sobre Música e Internet: Convergência e paradoxos numa paisagem em transformação

12/05/2018 @ 15:00 - 17:30 WEST

A música encontra-se no centro das intensas transformações sociais e comunicacionais que têm vindo a suceder com a expansão da Internet e da sociedade em rede. Esta é a base da conversa sobre Música e Internet: convergência e paradoxos numa paisagem em transformação, que terá lugar na Livraria Ler Devagar, na Lx Factory, a 12 de maio entre as 15h e as 17h30, com entrada livre. Exposições, diálogos, vídeo e música ao vivo são os ingredientes desta sessão, que conta com a presença de nove membros e convidados do grupo de investigação em Música e Internet do CESEM, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da NOVA FCSH e com o Coro Sine Nomine.

Com a disseminação da Internet e de equipamentos móveis, aplicações e conteúdos digitais, os modelos e comportamentos de produção, circulação e escuta musical têm vindo a reconfigurar-se de modo radical. A sociedade em rede engendra novos modos de relacionamento com objetos e processos sonoros e musicais (e audiovisuais), num imenso campo de possibilidades criativas cuja exploração se encontra ainda nos primeiros passos. Vídeos musicais, filmes, postais sonoros, stock music, videojogos, documentários, concursos televisivos, séries, anúncios, emissões rádio, media art, trailers, e tantos outros formatos e conteúdos, disponibilizam-se em numerosas plataformas da internet recorrendo a uma enorme variedade de propostas musicais e sonoras. Estas, são percecionadas em todas as circunstâncias do nosso quotidiano, na cozinha ou na fila para o autocarro, em viagem pelo mundo ou em casa… Mas será a convergência, a interatividade, e a disponibilidade de meios, conteúdos, instrumentos, diretamente proporcional ao grau de liberdade oferecida aos produtores, e aos consumidores? Se todos podemos ‘postar’ (e aceder a) textos, música, imagens, será a Internet um território democrático? Será que temos o mesmo tipo de acesso a informação sobre Beyoncé, Beethoven, Luís de Freitas Branco e Luís Tinoco? E à sua música?

Estas e outras questões serão discutidas na sessão Música e Internet: convergência e paradoxos numa paisagem em transformação, gerida pelo grupo de investigação em Música e Internet, do CESEM, Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. A sessão destina-se ao público geral e estabelece um percurso por diversos casos, problemas e objetos, tais como as transformações do papel do compositor, intérprete, musicólogo/autor no contexto dos novos modelos comunicacionais, a reconfiguração das indústrias musicais considerando plataformas como o YouTube ou o Spotify, os extensos catálogos de música livre, ou a intensificação de paradigmas colaborativos e produtos transmedia.

Oradores I André Malhado, Fábio Rodrigues, Joana Freitas, Júlia Durand, Marcelo Franca, Miguel Cintra (convidado), Paula Gomes-Ribeiro, Tiago Fonseca: GTCC/CESEM.
Momento musical I Coro Sine Nomine – Video Games, de Luís Espírito Santo: Inês Nunes, Joana Freitas (sopranos); Isabel Pina, Filipa Cruz (contraltos); Frederico Batista, Luís Espírito Santo (tenores); Fábio Rodrigues, Pedro Matta Raposo (Baixos).
Organização I GTCC/CESEM – NOVA FCSH e Ler Devagar – Lx Factory.

Data:
12/05/2018