Ana Telles

Grupo de Investigação
Linhas temáticas
Pólo
Nota Biográfica

Ana Telles estudou em Lisboa (Escola Superior de Música de Lisboa), Nova Iorque (Manhattan School of Music e New York University) e Paris, com Yvonne Loriod-Messiaen, Sara Buechner e Nina Svetlanova, entre outros. Doutorou-se na Universidade de Paris IV – Sorbonne (França).

Mantém intensa actividade concertística, tendo tocado em Portugal, Alemanha, Reino Unido, Dinamarca, França, Itália, Irlanda, Polónia, Croácia, Cuba, Taiwan, Coreia do Sul, Brasil, E.U.A e Canadá.

Foi solista com a Orquestra Sinfónica Nacional de Taiwan, as orquestras Gulbenkian, Metropolitana de Lisboa, Filarmonia das Beiras, Sinfonietta de Ponta Delgada, Clássica da Madeira, Tutti de Levallois, Orchestre de Flûtes Français, Conservatório de Dijon (França), Nuova Amadeus (Roma, Itália), e a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, entre outras. A sua discografia conta com mais de vinte títulos.

Enquanto investigadora integrada do CESEM, desenvolve investigação nos seguintes domínios: Música dos sécs. XX e XXI, Música Portuguesa – Períodos Moderno/Contemporâneo, Música para Piano. É autora de um número significativo de capítulos de livros, artigos em revistas indexadas e edições musicais, incluindo uma edição crítica dos Prelúdios para Piano de Luís de Freitas Branco.

Ana Telles foi bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia e do Programa Fulbright. Em 2020, foi eleita membro do Board of Representatives da ELIA – European League of Institutes of the Arts; a partir de Janeiro de 2023, integra o Executive Group da mesma associação. Tem exercido funções de coordenação de painel em vários concursos da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Fulbright Portugal. É Professora Catedrática e Vice-Reitora para a Cultura e Comunidade da Universidade de Évora.