Carlos Caires

Carlos Caires

Nota Biográfica

Compositor, Carlos Caires é doutor em Esthétique, Sciences et Technologies des arts – spécialité musique pela Universidade de Paris VIII e diplomado em composição pela Escola Superior de Música de Lisboa, instituição na qual é docente actualmente. Carlos Caires é Investigador no CESEM, tendo já pertencido ao CITAR-Universidade Católica Portuguesa/Porto e ao CICM (Centre de recherche Informatique et Création Musicale na Universidade de  Paris8).
Foi professor no Conservatório Regional de Setúbal e na Escola de Música do Conservatório Nacional (entre 1988 e 1991) passando a leccionar a partir de 1992 na Escola Superior de Música de Lisboa.
Paralelamente ao curso de composição, Carlos Caires frequentou diversos cursos de verão de direcção coral e de Orquestra, em Portugal e no estrangeiro. Dirigiu com o maestro Paulo Lourenço o coro da JMP, fundando posteriormente (também com Paulo Lourenço), o Coro Ricercare, que dirige até 1998, altura em que parte para Paris.
A sua musica tem sido apresentada em diversos festivais na Europa e na Ásia.
Recebeu em 1995 o Prémio Joly Braga Santos com a obra Al Niente, em 1996, o Prémio Claudio Carneyro com a obra Wordpainting, e em 1998, o Prémio ACARTE  (em ex-equo com o João Madureira) com a obra Retábulo-Melodrama.
Carlos Caires desenvolve o software de micromontagem sonora IRIN, um projecto iniciado durante o seu doutoramento no CICM (Centre de recherche Informatique et Création Musicale na Universidade de  Paris8 ) e continuado no CITAR.

Composição
– CAIRES, Carlos. Procissão, para Orquestra de Sopros, 2016,, première a 30 de Julho 2016 | 21:20 | Teatro Micaelense, Ponta Delgada
– CAIRES, Carlos, “canto o presente e também o passado e o futuro” para coro e electrónica, encomenda da Casa da Música, c.10mn, première: Sala Suggia-Casa da Música, 2013; coro da Casa da Música , direcção musical de Paul Hillier.
– CAIRES, Carlos, “All-in-one expanded, para orquestra e electrónica”, encomenda da Casa da Música, c.8min, première: Sala Suggia-Casa da Música, 2012; Orquestra sinfónica do porto casa da MÚsica, direcção musical de Christoph König. Casa da Música.
– CAIRES, Carlos, “SAH: Para guitarra, Flauta e electrónica”, 2012, Festival Música Viva 2012, c.9mn, première: Centro Cultural de Belém; Intérpretes: Monika Streitová, flauta ; Pedro Rodrigues, guitarra ; José Luís Ferreira, electrónica.
– CAIRES, Carlos, “Instante, para orquestra e electrónica”, encomenda da RTP/Antena2 para o Concerto de Gala do Prémio Jovens Músicos, c.8mn, première: Grande Auditório-Fundação Calouste Gulbenkian, 2011; Orquestra Gulbenkian, direcção musical de Pedro Neves.
– CAIRES, Carlos, “Horizon, para quarteto de cordas e electrónica”, c.12mn, 2008, encomenda MisoMusic, première: Berliner Festspiele – Maerzmusik 2008; Intérpretes: Smith Quarte

Musica para filme:
– CAIRES, Carlos. 4 Estados da Matéria: banda sonora para filme de animação, 2017
– CAIRES, Carlos. Compositio III: banda sonora para filme de animação, 2012, Festival Monstra

Participação em projectos
Título: Laboratório de Música Mista
Acrónimo: LabMMx
Programa/Apoio: Projecto financiado no âmbito do Concurso Anual para Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística (IDI&CA) do IPL – 2017
Maio 2017 – Maio 2018

Título: Criação, circulação, registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspetiva reflexiva
Acrónimo CCRE-MPC
Programa/Apoio Projecto financiado no âmbito do Portugal 2020 AAC Nº02/SAICT/2016
Março 2017 – Maio 2018