PASEV: Patrimonialization of Évora’s Soundscape – 1540-1910

O Projecto pretende abrir e explorar novas perspectivas sobre as manifestações culturais no burgo eborense e seu termo através do estudo e an·lise da actividade musical múltipla no período cronológico entre 1540 e 1910; pretende contribuir para uma efectiva patrimonialização da paisagem sonora histórica em Évora, dada a sua riqueza.

Évora foi um dos mais importantes centros musicais portugueses, com uma actividade que, até ao final do Antigo Regime (c.1820) se viu dominada pelas instituições religiosas seculares e monástico-conventuais intramuros e extramuros que eram mais de duas dezenas. Um núcleo central circundando a Praça do Giraldo que englobava a Sé, com a Capela e o Colégio dos Moços do Coro, envolvendo também a igreja colegiada de Santo Antão e igreja de S. Tiago, e ainda cinco conventos, para além de outras instituições como o Colégio jesuíta do Espírito Santo. Na zona extramuros encontramos o mosteiro de S. Bento de Cástris, do Espinheiro, da Cartuxa e de Santo António da Piedade, entre outras. A música nestas instituições era uma constante durante o dia, constituindo um interessante efeito que remete para a ideia de desembodied voices (vozes sem corpo) pelos sons (como os sinos) que se propagavam pelas ruas. Neste quadro floresceu um conjunto de compositores polifonistas de qualidade superlativa nos séculos XVI e XVII.

Um certo cosmopolitismo artístico-cultural comprovado pela circulação de músicos estrangeiros em todo o país, verificou-se também em Évora, uma cidade de manifesto peso político e religioso. No século XIX dadas as circunstâncias históricas associadas à vitória do liberalismo surgiram colectividades com outros tipos de actividade musical como o Círculo Eborense (1837) ou a Sociedade Civilizadora União Eborense (1839). A noção de paisagem musical (Soundscape) que tem vindo a ganhar relevância na musicologia internacional permite entender a realidade musical a partir de uma perspectiva contextual abrangente, contrariamente à leitura centrada num compositor, ou outro aspecto restrito. Permite reconstruir contextos, circuitos, trânsitos e cartografar a presençaa da música e dos músicos.

O projecto visa também a elaboração de uma plataforma digital que reúne a informação em diversos formatos e permite a criação de roteiros tem·ticos para que o utilizador se desloque pela cidade seguindo determinado tema, como p.e. os órgãos de igreja ou circuitos históricos de cariz religioso, como p. e. a procissão do Senhor Jesus dos Passos.

Este projecto integrador pretende contribuir para uma compreensão abrangente da cidade enquanto espaço cultural, explorando uma vivência sensorial do espaço urbano e do património. O projecto responde a relevantes desafios societais para as cidades do interior na medida em que articula – no quadro da valorização patrimonial – as vertentes de investigação consolidadas na universidade e o turismo cultural, que se constituem como esferas de primeira importância para a cidade de Évora no século XXI.

Website do projecto