Portfolios

Programa/Apoio: Projecto Estratégico CESEM UID/EAT/00693 | Pólo IPL

Responsável principal: Carlos Caires

Equipa: Carlos Caires (ESML), Carlos Marecos (ESML), Didier Hochart (ESCS) Paulo Barbosa (ESCS) Colaboradores atuais: João Silva e Jorge Ramos (Bolseiros FCT) Colaboradores iniciais: Aline Medeiros, João Costa (Alunos de Mestrado em Ensino da Música e Mestrado em Música e bolseiros FCT)

Estado: Em execução

Portfolios é uma Base de dados constituída por obras compostas por estudantes de Composição (licenciatura e Mestrado da ESML), que tenham sido apresentadas publicamente.

Descrição Geral

A ESML tem desenvolvido um esforço continuado no sentido de proporcionar aos seus estudantes de composição a possibilidade experimentar o resultado das suas criações musicais.Para além de audições de instrumento e/ou música de câmara ou dos concertos dos grandes agrupamentos da ESML que vão decorrendo ao longo do ano lectivo, existem outros eventos de maior destaque que, pelo seu historial, constituem um ponto de passagem “obrigatório” para os estudantes de composição da ESML. Destes eventos destacam-se as “Peças Frescas”, em colaboração com o São Luiz Teatro Municipal, a Semana da Composição, o Festival da ESML, e, mais recentemente,  a participação no Festival Música Viva (Misomusic Portugal)

Através do envolvimento entre os alunos de composição e as classes de instrumento, canto e direcção, tanto a solo, como em ensembles de música de câmara de dimensão variável ou até em formações mais alargadas como a Orquestra Sinfónica da ESML, a Orquestra de Sopros da ESML, o ESML Brass Crew, entre outros, estes projectos/eventos favorecem  estabelecimento de diálogos entre aqueles que inventam a música e aqueles que a dão a conhecer ao público, os intérpretes, interacção essencial para uma formação artística que se pretende dinâmica e completa.

Portfolios é o testemunho e registo para futuro desta intensa actividade musical.  Trata-se de um base de dados constituída essencialmente por obras compostas por estudantes de Composição (licenciatura e Mestrado da ESML), que tenham sido apresentadas publicamente nos contextos atrás referidos. Ocasionalmente poderão ser incluídas obras de docentes, desde que as mesmas tenham integrado algum dos concertos.

Cada entrada de obra inclui:
– um registo vídeo ou áudio,
– um texto sobre a obra (nota de programa ou um texto de outra natureza),
– a partitura completa ou um excerto (caso a caso, segundo indicação do compositor, a partitura poderá conter uma marca de água),
– indicação dos locais/contextos em que as obras foram apresentadas.

Está em preparação a inclusão de entrevistas a compositores e intérpretes, especialmente no contexto de obras para instrumento solo que resultem de uma colaboração entre compositor e instrumentista.
Todas as obras são interpretadas por estudantes dos cursos de instrumento da ESML, a solo ou integrados em ensembles.

Concepção e desenvolvimento do website

• Diogo Algarvio, Catarina Emídio, Arlinda Almeida, Miguel Couto, Mariana de Sousa Amor, Filipa Costa, Fidel Sanches
    Alunos de Comunicação Multimédia | Mestrado de Audiovisual e Multimédia | ESCS
  • Didier Hochart