VI Encontro Internacional de Piano Contemporâneo (ON-LINE): Chamada para trabalhos

O VI Encontro Internacional de Piano Contemporâneo on-line, será realizado pelo Conservatorio de Música Gilardo Gilardi (CGG – Argentina) e a Facultad de Artes de la Universidad Nacional de La Plata (UNLP – Argentina), em pareceria com o Programa de Pós- Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG- Brasil), a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE-Portugal) e o Centro de Investigação em Sociologia e Estética Musical (CESEM- Portugal), entre o dias 22 e 24 de novembro de 2021. Contará, ainda, com a adesão do Foro Argentino de Compositoras (FADeC- Argentina) e o Instituto de Investigación en Producción y Enseñanza del Arte Argentino y Latinoamericano (IPEAL- Argentina).

Iniciado em 2016, este evento itinerante tem como objetivo promover a partilha, socialização, debate e reflexão sobre pesquisas e atividades artísticas em torno da Música Contemporânea para Piano. Este ano, o VI Encontro Internacional de Piano Contemporâneo será novamente no formato remoto (on-line) e a temática central será a obra para piano do compositor argentino Mariano Etkin (1943 -2016), falecido há 5 anos.

Ao mesmo tempo, estimulamos a submissão de trabalhos de performance pianística sobre obras dos demais compositores dos séculos XX e XXI (inclusive obras que dialoguem com o piano através do uso de instrumentos eletrônicos, obras de cunho experimental e improvisação). Convidam-se performers, compositores e investigadores interessados em algum aspecto da criação e performance pianística contemporânea a submeterem propostas nas modalidades Comunicações de Pesquisa e Recitais-Palestra.

A programação do VI Encontro Internacional de Piano Contemporâneo consiste em:

  • Conferências abordando o tema central do evento
  • Mesas-Redondas
  • Comunicações de Pesquisa
  • Recitais-palestra
  • Concertos

Categorias de Submissão de Trabalho:

  • Comunicações de Pesquisa: nessa modalidade poderão ser submetidos trabalhos que resultem de investigação concluída ou em andamento, desde que apresentem resultados parciais consistentes. Para a submissão deverá ser enviado um link contendo um vídeo INÉDITO com a comunicação (com duração máxima de 15 minutos). A edição do mesmo ficará a critério dos(as) autores(as), que poderão incluir ilustrações, áudios e/ou outros recursos. Essa comunicação deve ser enviada por meio de um link não-listado no YouTube, que será encaminhado aos membros da Comissão Científica para avaliação. Serão aceitos trabalhos em português, espanhol e inglês.
  • Recitais-palestra: nessa modalidade deverão ser submetidos trabalhos que resultem de investigação artística. Para a submissão deverá ser enviado um link contendo um vídeo INÉDITO com recital-palestra (com duração máxima de 30 minutos). A edição do mesmo ficará a critério dos(as) autores(as), que poderão incluir ilustrações, áudios e/ou outros recursos. Essa comunicação deve ser enviada por meio de um link não-listado no YouTube, que será encaminhado aos membros da comissão científica para avaliação. Serão aceitos trabalhos em português, espanhol e inglês.

Os trabalhos com melhor avaliação pela Comissão Científica, serão selecionados para publicação num dossiê pela Editora da Facultad de Artes de la UNLP (Argentina). As condições desta publicação serão comunicadas oportunamente.

Normas e Procedimentos para Submissão de Trabalhos e Inscrições:

  • Cada autor(a) ou coautor(a) poderá submeter apenas 1 trabalho em cada modalidade;
  • Os arquivos de vídeo, deverão ser carregados (uploaded) no youtube; os respectivos links deverão ser submetidos através do e-mail: pianocontemporaneo6@gmail.com· Junto com o link, que será enviado pelo e-mail, solicitamos enviar um resumo do trabalho, (c. 200 palavras) indicando o tipo de apresentação (comunicação ou recital-palestra). Os resumos deverão incluir o título da apresentação, o nome do autor, a afiliação institucional e uma
    breve biografia (c.150 palavras)

Datas Importantes:

  • Período de Inscrição: 01 de julho a 21 de agosto
  • Avaliação pela Comissão Científica: 22 de agosto a 15 de setembro
  • Comunicação dos resultados: 16 de setembro

 

Comissão Organizadora:

Gabriela Bantar (UNLP/ CGG/ Argentina)

Gerardo Guzman (UNLP/ CGG/ Argentina)

Patricia Bantar (UNLP/ CGG/ Argentina)

Ana Cláudia Assis (UFMG/ Brasil)

Madalena Soveral (ESMAE/ CESEM/Portugal)

Fabio Janhan (UFMG/ Brasil)

 

Comissão Científica:

Fernando Corvisier (USP/ Brasil)

Fátima Corvisier (USP/ Brasil)

Susana Castro Gil (UFMG/Brasil-Colômbia)

Cliff Korman (UNI-RIO/Brasil-Estados Unidos)

Darío Valle (UNA/Argentina)

Favio Shifres (UNLP/Argentina)

Patricia Espert (ISM-UNT/ Argentina)

Malena Levin (UNA/CSMMF/Argentina)

Yanina Desireé Daniluk Müller (FADA-UNA/Paraguay)

Braz Velloso (Conservatoire de Châtillon/França)

Francisco Monteiro, (ESE, INET-md/Portugal)

Giacomo Fronzi (Università di Messina/Itália)

 

Contacto:

pianocontemporaneo6@gmail.com

https://fb.me/e/Vr3Cqxrd

https://gilardogilardi.wordpress.com/vi-eipc/