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Programa/Apoio: Projecto financiado no âmbito do Concurso Anual para Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística (IDI&CA) do IPL – 2017

Responsável principal: Carlos Caires

Equipa: Carlos Caires, Jaime Reis, Paulo Pacheco

Estado: Em execução

Artigos deste projecto: Ver

Palavras-chave: Performance; Improvisação; Interactividade; Música Mista; Electrónica em Tempo Real; Pedagogia; Ensino da Música

 

SUMÁRIO
O presente projeto compreende a reflexão teórica, a criação artística e o desenvolvimento de software musical em torno da música mista, género afecto à informática musical, visando a realização de um mínimo de dois concertos, 3 workshops, e a publicação de um artigo/relatório final. Pretende-se igualmente disponibilizar em plataforma digital, registos áudio e vídeo de sessões de trabalho e/ou de performances, bem como do software concebido ou outra documentação criada no contexto do projecto.

Partindo de uma colaboração entre várias áreas de especialidade da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) como o canto, a composição e as áreas de instrumento e de música de câmara, o Laboratório de Música Mista da ESML tem vindo a desenvolver um conjunto de actividades que possibilitam aos estudantes o contacto e a prática deste género musical, a partir de diversas abordagens, que vão desde a performance de obras de repertório ou compostas especificamente para este grupo por estudantes da ESML, à improvisação a solo ou em ensembles de geometria variável, e à experimentação de novas tecnologias ligadas a esta área. Sabendo que a prática deste género musical pode apresentar constrangimentos que influenciam a liberdade de uma expressão performativa, pretendemos reflectir através da prática sobre os aspectos que condicionam a expressividade musical bem como estudar as estratégias que assistem à construção de uma improvisação/performance, ao mesmo tempo que promovemos a disseminação deste género de prática junto de jovens intérpretes em formação.

ACTIVIDADES PREVISTAS

Durante todo a vigência do projecto Jun2017-Mai2018:

  • Sessões de trabalho/ensaios semanais que abordam as seguintes temáticas, de acordo com a planificação previamente establecida: (1) montagem de obras de repertório (em formações variadas, solos ou pequenos ensembles), (2) Sessões de improvisação, orientadas pela equipa de investigação, ou por músicos/performers convidados para o efeito, (3) Sessões de trabalho com estudantes de composição, para que em regime de laboratório estes possam testar aspectos que envolvam tecnologia/electrónica das suas obras durante a sua fase de escrita
  • Publicação regular de áudios e/ou videos e textos na página  web do Laboratório.

Out2017-jan2018 (Primeiro Semestre lectivo):

  • No arranque do ano lectivo (semana zero, ou primeira semana de aulas) será realizada apresentação pública na ESML, com os participantes do ano lectivo transacto, como forma de divulgação do projecto e angariação de novos elementos
  • Escrita/Composição das obras com electrónica pelos estudantes de composição
  • Residência Artística no O’culto da Ajuda (Miso Music Portugal) (dois dias, um fim de semana) para preparação do Espectáculo de fim de semestre (no fim de Janeiro).

Fev2018-mai2018 (Segundo Semestre lectivo):

  • Participação em concertos durante a Semana da Composição da ESML.
  • Participação em concerto no Festival Música Viva
  • Participação no Festival Dias da Música Electroacústica.
  • Os workshops nas escolas de música do ensino especializado serão realizados durante o segundo semestre, esta actividade não perturbará o funcionamento do grupo, pois será levada a cabo pelos orientadores do projecto.

RESULTADOS

  • Apresentações regulares informais — O laboratório apresentar-se-á regularmente de forma informal, realizando pequenas apresentações (audições à hora de almoço, no átrio da ESML, por exemplo)
  • Concertos a realizar no Auditório Vianna da Motta (ESML), com programa definido e constituído por improvisações, obras de reportório, e obras de alunos de composição
  • Participação em eventos científicos e em festivais de música electroacústica — Prevê-se a participação em dois festivais de música electrónica (Festival Música Viva e Dias da Música Electroacústica)
  • Publicação de artigo — A equipa publicará um artigo/relatório expondo o projecto e os seus resultados.
  • Disponibilização online de registos audio e vídeo de performances e/ou ensaios.
  • Partituras de obras: Preparação de material para posterior publicação — Todas as obras compostas por alunos de composição para este projecto, no âmbito dos workshops a realizar nas escolas de música, poderão vir a ser publicadas posteriormente. Dependendo do número de obras compostas e das soluções editoriais que possam vir a ser encontradas, a equipa poderá optar por editar uma colectânea de obras no fim do projecto, ou esperar a continuidade do mesmo nos anos seguintes para que a edição contenha um número mais significativo de peças.

Website do projecto