Chamada para trabalhos: A música entre Itália e Brasil no longo século XIX: músicos e repertórios / músicos e vida musical

Este Congresso pretende ser um espaço para reunirmos as pesquisas italianas e brasileiras mais recentes sobre o assunto e enfrentarmos em conjunto o desafio de preenchermos lacunas ainda existentes na história das relações musicais entre Itália e Brasil no longo século XIX, de maneira que toda essa informação fique mais acessível para a historiografia geral da música e para a história da cultura.

O Congresso será realizado em duas etapas, em 2021, um encontro nos dias 16-17 de Abril em Roma, sob os cuidados da Universidade La Sapienza e dedicado a “Músicos e repertórios”, e outro em setembro no Rio de Janeiro, sob os cuidados da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, dedicado a “Músicos e vida musical”.

Propostas de comunicação em italiano, português, inglês e espanhol, para a primeira etapa do Congresso, serão aceitas até o dia 20 de Novembro de 2020 no formato de Resumos de até 1000 palavras, incluindo eventual bibliografia, e uma nota biográfica do(s) autore(s) de até 500 palavras, através do e-mail musitabras2021.ufrj-sapienza@uniroma1.it. As propostas serão avaliadas por nosso Conselho Científico e a divulgação dos resultados será até o dia 18 de Dezembro de 2020.

As comunicações poderão ocorrer em italiano, português, inglês e espanhol, enviando com antecedência um resumo escrito na língua do país onde se desenvolve a etapa do Congresso, a ser disponibilizado aos participantes.

Mais informações estarão disponíveis em breve na página do evento em: https://sites.google.com/musica.ufrj.br/musitabras2021

Ver PDF aqui