CESEM Annual Meeting I Registration until November 29
December 9
FreeCESEM’s Annual Meeting, 2024 edition, has already been scheduled! 9 December will be a day full of interventions and lots of conversation that you will not want to miss. The event is free but requires registration via e-mail (comunicacaocesem@fcsh.unl.pt). Click here to consult the book of abstracts.
Programme:
9.00 am – 9.15 am: Welcome session
9.15 am – 10.00 am: Transatlantic Research (Moderation: Alberto Medina de Seiça)
- Manuel Pedro Ferreira: “História Temática da Música: desafios vencidos e por vencer”
- Juliana Wady: “Entre a lusofobia e a lusofonia no modernismo brasileiro: historiografia musical e ‘influência portuguesa’”
10.00 am – 10.45 am: Sound and Creation in Music Theory and Composition (Moderation: Ana Filipa Magalhães)
- Guilherme Granato: “O meio é a mensagem: o disco concretista-paulista de Caetano Veloso à luz da utilização do estúdio de gravação como ferramenta criativa”
- Sílvia Mendonça: “Consonance – Dissonance Concept (CDC) de James Tenney (1988): uma proposta de reinterpretação a partir da ‘fusão sonora’”
10.45 am – 11.00 am: Break time
11.00 am – 11.45 am: Identity and Vanguardism in Keyboard Music (Moderation: André Ferreira)
- Mafalda Nejmeddine: “Padrões musicais: Os pilares da identidade da música portuguesa para tecla (1750-1834)”
- Cláudio Pina: “Vanguardismos no órgão histórico”
11.45 am – 12.30 am: Faith, Women and Music (Moderation: João Pedro d’Alvarenga)
- Kristin Hoefener: “Establishing Liturgical Identity in Aveiro’s Convent of Jesus (1461-1525)”
- Rosana Brescia: “Quem canta reza duas vezes: exposição temática realizada no âmbito do projecto AVEMUS”
12.30 am – 2.00 pm: Lunch time
2.00 pm – 2.45 pm: Research Support Division intervention (by Marisa Borges)
2.45 pm – 3.30 pm: Health, Identity and Bonding (Moderation: Helena Rodrigues)
- Eduarda Carvalho: “SingingWomb – Saúde da Mulher, Bem-Estar na Gravidez e Vínculo Perinatal: Contributos do Canto Pré-Natal”
- Ricardo Mestre: “My Mono no Aware – Uma aplicação interativa, um passeio sonoro em torno da representação individual e do autorreconhecimento”
3.30 pm – 4.15 pm: Between tragedy and comedy (Moderation: Luísa Cymbron)
- Luís Raimundo: “Texturas Ante Mortem na composição orquestral Memorial, de Peter Ruzicka”
- Manuel Madeira: “A Comicidade na Ópera Séria do Século XIX: Eventos e Caricaturas”
4.15 pm – 4.30 pm: Break time
4.30 pm – 5.15 pm: Musical cultures in the 21st century (Moderation: Paula Gomes-Ribeiro)
- Maria Inês Pires: “Características sociais do século XXI nos agrupamentos musicais portugueses dedicados ao repertório contemporâneo”
- André Malhado: “A equipa CysMus: trajetórias, impactos e desafios ao estudo das culturas digitais”
5.15 pm – 6.00 pm: On the materiality of the score (Moderation: Paulo Ferreira de Castro)
- António Jorge Marques: “De MARCMUS a MUSE CRIB: para além da crítica de fontes”
- Zuelma Chaves: “Do Esquecimento para a Luz: a catalogação de 9000 manuscritos musicais da Biblioteca Nacional de Portugal”