A carregar Eventos

« Todos os Eventos

• Este evento já decorreu.

2º Simpósio [virtual] NEGEM – MÚSICA GÉNERO MEDIA 2020

29/06/2020 - 30/06/2020

Quando definimos o tema deste simpósio, que marca o 8º ano de vida deste núcleo de estudos, estávamos muito longe de prever que a nossa existência social viria a ser alvo de uma tão profunda transformação, com impacto em todas as suas dimensões, incluindo os modelos de perceção e produção de música e os modos como esta tece o nosso quotidiano e subjetividades. Ao longo do nosso percurso fomos intensificando, nos nossos trabalhos e projetos, a atenção conferida à natureza mediática da comunicação musical no cruzamento com as políticas de género em perspetivas interaccionistas. Este simpósio pontua esse processo, e inicia uma nova etapa do NEGEM na era pós-Covid 19. Num momento em que salas de espetáculo, festivais, teatros, bares, clubes e discotecas, escolas de música… foram tão inesperada e drasticamente esvaziados de toda a atividade humana e que mesmo os nossos encontros académicos se continuam a manter à distância, não podemos deixar de fazer incidir também a nossa reflexão sobre aspetos de mudança e continuidade.

O presente simpósio é um espaço de encontro e discussão de ideias, projetos em curso, investigações no qual colegas, investigadores, estudantes e demais interessados, partilham preocupações e interesses no âmbito visado. Nas manhãs de dias 29 e 30 de junho, no cenário multimédia do Zoom, poderão escutar-se em direto 14 comunicações, um debate, uma mesa redonda e ainda um momento musical, de acordo com o programa em anexo. A assistência ao colóquio, e participação nos momentos de debate, é livre e gratuita, bastando, para esse efeito, enviar para o email negemus.cesem@gmail.com uma mensagem, com nome e email, a solicitar o link que garante essa participação.

Uma organização do NEGEM Núcleo de Estudos Avançados em Género e Música/CESEM, Grupo de Investigação em Música, Teoria Crítica e Comunicação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Coordenação: Paula Gomes Ribeiro
Organização: Ângela Flores Baltazar, Júlia Durand, Paula Gomes Ribeiro
Intervenientes: Mariana Rodrigues, Marcelo Franca, Mariana Cabica, Catarina Silva, Joana Lourenço, Ângela Flores Baltazar, Ricardo Pereira, Alejandro Reyes Lucero, David Cranmer, Júlia Durand, João Porfírio, André Malhado, Paula Gomes Ribeiro, Joana Freitas, Francisca Alvarenga.

Ver programa aqui.

29/06/2020