(+351) 918832027/20

5º Encontro Internacional de Piano Contemporâneo

Novembro 12 - Novembro 14

O V Encontro Internacional de Piano Contemporâneo- Online será realizado pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (Brasil), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE-Portugal) e o Centro de Investigação em Sociologia e Estética Musical (CESEM- Portugal), entre os dias 12 e 14 de Novembro de 2020.

Iniciado em 2016, este evento itinerante tem como objetivo promover a partilha, socialização, debate e reflexão sobre pesquisas e atividades artísticas em torno da Música Contemporânea para Piano. Neste ano, o V Encontro Internacional de Piano Contemporâneo será realizado online (vídeo conferência) aproveitando os recursos disponíveis da internet.

A temática dessa quinta edição é A obra para piano de Almeida Prado. Além de prestar uma homenagem ao compositor brasileiro por ocasião dos 10 anos de seu falecimento, esperamos criar um espaço de discussão sobre práticas, técnicas e repertórios atuais, tomando como referência sua produção pianística. Ao mesmo tempo, estimulamos a submissão de trabalhos de performance pianística sobre obras dos demais compositores brasileiros e estrangeiros dos séculos XX e XXI (inclusive obras que dialoguem com o piano através do uso de instrumentos eletrônicos, obras de cunho experimental e improvisação). Convidam-se performers, compositores e investigadores interessados em algum aspecto da criação e performance pianística contemporânea a submeterem propostas nas modalidades Comunicações de Pesquisa e Recitais-Palestra.

A programação do V Encontro Internacional de Piano Contemporâneo consiste em:

1. Conferências abordando o tema central do evento
  2. Comunicações de Pesquisa
  3. Recitais-palestra
  4. Concertos

Comissão Organizadora:

Fernando Corvisier (USP)
Ana Cláudia Assis (UFMG/CESEM)
Madalena Soveral (ESMAE/CESEM)
Fátima Corvisier (USP)
Fábio Janhan (UFMG)

Comissão Científica: