A carregar Eventos

« Todos os Eventos

• Este evento já decorreu.

Projeto “Salve Regina revisitada” – Ensemble Kantika

15/10/2022 @ 17:00 - 19:00 WEST

Ensemble Kantika is thrilled to be presenting two very special concerts in Portugal, at the Escola Superior de Música de Lisboa (Small auditorium, 15 October) and at the magnificent gothic church of the Monastery of Batalha (16 October). We will be singing our brand new programme (a heritage premiere!) “Salve regina revisitada”: Chants for the Assumption of the Virgin from manuscripts created by the Dominican sisters of Aveiro. Ensemble Kantika collaborates for this project with young Portuguese singers, students of the ESML or pre-professionals: Laura Ferreira, Patrícia Manso, Estrela Martinho and Margarida Simões.
We are grateful for the support of the Saison France Portugal 2022, ESML and Pedro Couto Soares, CESEM, the Mosteiro de Santa Maria da Vitória – Batalha and Joaquim Ruivo and the Museum Santa Joana in Aveiro.
Projeto “Salve Regina revisitada”
Uma abertura para novos horizontes sonoros vai de mãos dadas com o estudo da história das tradições espirituais na Europa medieval. O projeto “Salve Regina revisitada” centra-se no universo musical do convento feminino dominicano de Aveiro transmitido na mais antiga coleção de livros de cânticos dominicanos em Portugal, produzidos pelas próprias irmãs entre 1461 e 1525. Apesar da sua transmissãoescrita, o repertório dominicano com as suas canções particularmente belas dedicadas à Virgem Maria pode ser considerado um “património cultural intangível”, refletindo práticas locais transmitidas de geração em geração através de uma recriação constante. Uma vez que esta tradição viva quase desapareceu hoje em dia, as atuações e gravações artísticas são essenciais para a sua preservação. As interpretações da “história viva” destes cânticos sagrados destinam-se a todos os interessados na músicaprimitiva e na forma como esta é executada hoje em dia – combinando a execução prática com a investigação científica e colmatando a lacuna entre cultura e património. A parte científica  faz parte de um programa de investigação em colaboração com o Instituto CESEM da Universidade Nova deLisboa (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas), para cujo financiamento Kristin Hoefener acaba de receber uma bolsa Marie Sklodowska Curie da Comunidade Europeia. A parte da atuação do projeto consiste em restaurar, executar e gravar canções de Aveiro com o conjunto vocal francês Kantika. Métodos teóricos, tais como uma caixa de ferramentas baseada em tratados e escritos medievais, serão portanto combinados com formas mais experimentais de aquisição, baseadas em gravações históricas e contemporâneas do canto dominicano. Experiências acústicas, tais como o canto processional nas igrejas dominicanas portuguesas, terão lugar tanto no campo como durante o período de ensaio e serão documentadas por pequenos videoclips. Durante o processo de restituição,será dada ênfase às questões da experiência sonora, tempo de execução, pausas e agrupamento, a fim de acrescentar novas formas de interpretar. Graças à sua experiência na condução de projetos de restituição do património musical, a maestrina Kristin Hoefener levará a cabo o projeto associando quatro jovens intérpretes portuguesas alunas da Escola Superior de Música de Lisboa.

Data:
15/10/2022