A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Seminário Música e Liberalismo no Mundo Ibero-Americano durante o Longo Século XIX

Julho 9 @ 16:00 - Julho 23 @ 18:00 WEST

Gratuito
Cartaz do seminário sobre música e liberalismo no mundo ibero-americano no século XIX

O seminário Música e Liberalismo no Mundo Ibero-Americano durante o Longo Século XIX estrutura-se em três sessões, dispostas nos dias 9, 17 (a data original foi alterada) e 23 de Julho, entre as 16h00 e as 18h00.

A primeira sessão é da responsabilidade de Alberto Hernandez Mateos, da Universidad de Salamanca. “Beethoven de gira. La gira Ibérica de Óscar de la Cinna (1855-57): Estrategias de adaptación, construcción de la identidad y creación de redes culturales” centra-se na digressão ibérica do pianista húngaro Óscar de la Cinna, a qual incluía várias sonatas de Beethoven nunca antes apresentadas publicamente em Espanha.

A 17 de julho será a vez de Ignacio Jassa Haro, do Archivo SGAE. Através da sessão “La zarzuela en la escena lisboeta de la segunda mitad del siglo XIX ¿vecina o invitada?”, Haro problematizará o que hoje entendemos por zarzuela.

Por fim, Luísa Cymbron, investigadora do CESEM e docente na NOVA FCSH, protagonizará a sessão “Encenando o liberalismo no Teatro de S. Carlos, em meados do século XIX: I profughi di Parga, de Angelo Frondoni, e I Vespri siciliani, de Giuseppe Verdi”. O seminário cessará com a análise das tentativas de encenar valores liberais e/ou românticos através da ópera, numa altura em que Lisboa era, mesmo que periférica, uma cidade moderna, onde a liberdade de expressão era permitida.

O evento é presencial (sala B310 do campus da Avenida de Berna), mas é também possível assistir de modo remoto através deste link.

Detalhes

Início:
Julho 9 @ 16:00 WEST
Fim:
Julho 23 @ 18:00 WEST
Custo:
Gratuito
Categorias de Evento:
,

Organizador

CESEM NOVA FCSH

Local

Torre B
Avenida de Berna, 26-C
Lisboa, 1069-061 Portugal
+ Mapa do Google