CYSMUS – Núcleo de Estudos em Som e Música nos Media Digitais e Audiovisuais

O CysMus define-se como um núcleo de investigação que integra investigadores e estudantes de diferentes graus académicos com um interesse comum: a exploração das diferentes práticas e interacções musicais no panorama actual de sociabilidades e comunidades existentes na internet of things. As bases teóricas do núcleo procuram ser interdisciplinares, de modo a formar um enquadramento que se adeqúe à complexidade dos objectos e processos estudados.

Com esse objectivo em vista, as suas abordagens integram perspectivas e metodologias da musicologia, sociologia e antropologia da música, game studies, estudos culturais, estudos digitais, media and communication studies, música e cinema, narratologia, entre outros. O CysMus integra também o núcleo mais abrangente SociMus, dedicado à investigação de uma grande variedade de práticas musicais partindo dos preceitos e ferramentas da sociologia da música.

Estas motivações do CysMus advêm em grande parte do reconhecimento do quão prevalentes e determinantes são as sociabilidades e fenómenos culturais desenvolvidos numa multiplicidade de plataformas online e criações audiovisuais. Advêm, também, da consciência de que esses mesmos meios e produtos são ainda pouco representados e discutidos em estudos académicos, sobretudo quando atendendo à sua enorme quantidade e impacto actualmente. Com essas preocupações em vista, entre as várias questões e problemáticas que o CysMus pretende abordar podem destacar-se:

• O estudo de cibercomunidades e da cultura de fãs em torno de determinados músicos e criações musicais, bem como as múltiplas políticas de interactividade e sociabilidades entre utilizadores, consumidores, criadores e empresas;
  • A análise de música em tipos variados de produtos audiovisuais digitais (videojogos, séries, filmes, spots publicitários, videoclips, entre outros);
  • A exploração dos modos de circulação e partilha de materiais ou conteúdos audiovisuais em diversas plataformas e sistemas online (como o streaming, liveblogging, Youtube e outras plataformas de partilha de conteúdos, redes sociais), juntamente com a co-produção e co-criação de produtos audiovisuais por parte de utilizadores, e a sua possível capitalização por entidades ou empresas online;
  • O estudo das transformações de determinadas profissões e práticas musicais, associadas a novas lógicas de direitos de autor e hipóteses de comercialização e disseminação.

O CysMus procura assim contribuir para a criação de intersecções entre os estudos de videojogos, cinema, televisão, internet, e outros media com a investigação em música. Para além disso, tem como objectivo dinamizar encontros científicos, workshops e outros eventos pontuais onde se possam reunir todos os interessados, independentemente do seu background ou experiência, de modo a criar um espaço de discussão e partilha de ideias que visem estas questões, que considera incontornáveis e essenciais de serem abordadas e exploradas.

Equipa: André Malhado, Helder Filipe Gonçalves, Joana Freitas, João Tiago Araújo, Júlia Durand, Luís Soldado, Marcelo FrancaPaula Gomes Ribeiro.

Informações e contactos:

Email: cysmus.cesem@fcsh.unl.pt