(+351) 918832027/20
cesem@fcsh.unl.pt

Projectos em Execução

Itinerant musical composition classes to develop and enhance artistic skills

Itinerant musical composition classes to develop and enhance artistic skills

Título: “Itinerant musical composition classes to develop and enhance artistic skills” Acrónimo: IMCC Duração: 36 meses (01.09.2019 — 31.08.2022) Parceiros: Université de Marne la Vallée (Coordinator) Conservatori Superior de Música “Joaquín Rodrigo” de Valencia École nationale supérieure d’art de Bourges Universidade Nova de Lisboa   Ver aqui detalhes sobre o projecto na Comissão Europeia: https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/projects/eplus-project-details/#project/2019-1-FR01-KA203-062976... Ler Mais ...
Arquivo de Música do Museu-Biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa

Arquivo de Música do Museu-Biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa

O Arquivo de Música do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, dada a sua dimensão, variedade e âmbito cronológico, constitui um acervo de grande importância para a música e a musicologia, tanto ao nível nacional como internacional. Num projecto resultante de uma parceria entre a Fundação da Casa de Bragança (FCB) e o Centro de Estudos... Ler Mais ...
PASEV:  Patrimonialization of Évora’s Soundscape – 1540-1910

PASEV: Patrimonialization of Évora’s Soundscape – 1540-1910

O Projecto pretende abrir e explorar novas perspectivas sobre as manifestações culturais no burgo eborense e seu termo através do estudo e an·lise da actividade musical múltipla no período cronológico entre 1540 e 1910; pretende contribuir para uma efectiva patrimonialização da paisagem sonora histórica em Évora, dada a sua riqueza. Évora foi um dos mais... Ler Mais ...
Performance e Contexto

Performance e Contexto

Programa/Apoio: Concurso Anual para Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística (IDI&CA) do IPL – 2018 Responsável principal: Ricardo Pinheiro Equipa: Ricardo Pinheiro, Carlos Caires, Jorge Ramos (Bolseiro FCT), João Silva (Bolseiro FCT) Estado: Em execução Artigos deste projecto: Ver O projecto Performance e Contexto tem por objectivo principal a performance, o registo audiovisual,... Ler Mais ...
Portfolios

Portfolios

Programa/Apoio: Projecto Estratégico CESEM UID/EAT/00693 | Pólo IPL Responsável principal: Carlos Caires Equipa: Carlos Caires (ESML), Carlos Marecos (ESML), Didier Hochart (ESCS) Paulo Barbosa (ESCS) Colaboradores atuais: João Silva e Jorge Ramos (Bolseiros FCT) Colaboradores iniciais: Aline Medeiros, João Costa (Alunos de Mestrado em Ensino da Música e Mestrado em Música e bolseiros FCT) Estado: Em... Ler Mais ...
Arquivos – Repertório de Compositores Portugueses para Banda/ Orquestra de Sopros

Arquivos – Repertório de Compositores Portugueses para Banda/ Orquestra de Sopros

Programa/Apoio: Projecto Estratégico CESEM UID/EAT/00693 | Pólo IPL Responsável principal: Pedro Marquês de Sousa | Membro do CESEM e professor na Academia Militar Equipa: Investigador Principal: Alberto Roque | Professor da ESML. colaboradores: Jorge F. P. Ramos | Mestrando na ESML, Bolseiro FCT Pablo Javier Subatin | Mestrando na ESML, Bolseiro FCT Estado: Em execução... Ler Mais ...
Produção de Ópera num contexto Criativo Contemporâneo

Produção de Ópera num contexto Criativo Contemporâneo

Programa/Apoio: Projecto financiado no âmbito do Concurso Anual para Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística (IDI&CA) do IPL – 2017 Responsável principal: Sílvia Mateus Equipa: Sílvia Mateus (coordenadora)| Escola Superior de Música de Lisboa, Carlos Marecos | Escola Superior de Música de Lisboa, Sérgio Henriques | Escola Superior de Música de Lisboa Estado:... Ler Mais ...
LabMMx

LabMMx

Programa/Apoio: Projecto financiado no âmbito do Concurso Anual para Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística (IDI&CA) do IPL – 2017 Responsável principal: Carlos Caires Equipa: Carlos Caires, Jaime Reis, Paulo Pacheco Estado: Em execução Artigos deste projecto: Ver Palavras-chave: Performance; Improvisação; Interactividade; Música Mista; Electrónica em Tempo Real; Pedagogia; Ensino da Música  ... Ler Mais ...