Andreia Nogueira
Andreia Nogueira, bolseira de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/52316/2013), é atualmente doutoranda na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa no Programa Doutoral em Conservação e Restauro do Património (CORES). A sua investigação doutoral intitulada “Qual o futuro do Património Musical Contemporâneo Nacional? Documentar para preservar” assenta na preservação de obras de autores como Jorge Peixinho, Constança Capdeville, Clotilde Rosa e Miguel Azguime, através da sua documentação. A sua incursão pela documentação como estratégia de preservação tem génese na atividade de bolseira de investigação que desenvolveu no seio do projeto “Documentação de Arte Contemporânea” entre 2011 e 2013. Durante este período completou também o mestrado em Conservação e Restauro na mesma Faculdade com a tese “Documentar: porquê, o quê, como e quando? A conservação da obra de Francisco Tropa”. Possui ainda a frequência do 8º grau do curso complementar de piano na Academia de Música José Atalaya em Fafe.
Andreia NOGUEIRA, Rita Macedo, Isabel Pires (2016) “Where contemporary art and contemporary music preservation practices meet. The case of Salt Itinerary”. Studies in Conservation, vol. 61, Iss. Sup 2: 153-59. Doi: 10.1080/00393630.2016.1188251
Andreia NOGUEIRA, Hélia MARÇAL, Isabel Pires, Rita Macedo (2016) “Connecting practices of preservation: exploring authenticities in collaborative performance-based artworks”. In: Erma Hermens & Frances Robertson (eds.) Authenticity in Transition: Changing Practices in Contemporary Art Making and Conservation, Archetype Publications, pp: 117 -27. ISBN: 9781909492363
Andreia NOGUEIRA, Filipa MAGALHÃES, Rita Macedo, Isabel Pires (2015) “A preservação da performance musical contemporânea: o caso do espólio fonográfico em fitas magnéticas de Clotilde Rosa”. In: Alice Semedo, Sandra Senra e Teresa Azevedo (eds.) Processos de Musealização. Um Seminário de Investigação Internacional. Atas do Seminário (Porto: Universidade do Porto), pp. 252 – 268, pdf. ISBN: 978-989-8648-47-1.
(no prelo) Andreia NOGUEIRA, Rita Macedo, Isabel Pires, “Qual o futuro do Património Musical Contemporâneo Nacional? Estado do Pensamento e da Investigação”. Revista Portuguesa de Musicologia, número 3/2.
Rita Macedo
Isabel Pires (c)
O presente projeto doutoral tem como objetivos principais: i) refletir sobre o futuro do Património Musical Contemporâneo Nacional, nos domínios da música eletroacústica, do teatro musical e das instalações sonoras, nomeadamente no que respeita aos desafios e contingências inerentes à sua continuidade performativa; ii) desenvolver estratégias de preservação, designadamente de documentação, adequadas às suas especificidades; e iii) demonstrar a efetividade dos métodos desenvolvidos através da sua aplicação a casos de estudo específicos, selecionados a partir de um corpus de obras de compositores Portugueses. Refira-se ainda que as obras selecionadas como casos de estudo têm a particularidade de incorporar elementos não musicais, provenientes do teatro e das artes plásticas, tais como a projeção de slides e vídeo ou a incorporação de uma iluminação e encenação particulares, como é o caso de “Luís Vaz 73” (1975) de Jorge Peixinho e Ernesto de Sousa, “Libera me” (1979, 1981) de Constança Capdeville, “Jogo Projectado I” (1979) e “Jogo Projectado II” (1981) de Clotilde Rosa e “Itinerário do Sal” (2003-2006) de Miguel Azguime. É na sequência da lacuna ao nível da preservação do Património Musical Contemporâneo Nacional que o presente estudo se situa, propondo uma metodologia de preservação que passa pela produção de documentação complementar às partituras das obras em estudo.