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Carme Juncadella

INVESTIGADOR EM FORMAÇÃO

Carme Juncadella

Doutoranda
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Nota Biográfica:
Ela nasceu em 1963 na Catalunha. Lá estudou música e filosofia na Universidade Autonoma de Barcelona. Morou em Paris por dez anos, onde obteve o Diploma Willems em Pedagogia Musical em 1991 e trabalhou como professora de música em várias instituições. Em 2002 foi qualificada como professora da Técnica Alexander, que estudou em Oxford e Brighton. Em 2013, concluiu o Mestrado cientifico em Estudos de Psicoterapia na Universidade de Sheffield. Desde 2013 vive em Portugal e trabalha como professora de Técnica Alexander e professora de música para estagiários de professores Waldorf, tambem dirigiu o Coro internacional de Aljezur por 5 anos realizando concertos em cooperacao com varios artistas como Madalena Vitorino e a Camerata do Algarve. Fundou e faz parte da direcao da Associacao Cultural o Corvo e a Raposa que organisa eventos culturais e concertos de musica antiga desde 2016 em todo o Portugal. Em 2020 terminou a licenciatura em Música Antiga com a especialidade de cravo na Escola Superior de Música de Lisboa. Toca organeto desde 2016, que estudou com Guillermo Perez e Cristina Alis, e integra o conjunto de música medieval “Na Rota do Peregrino”. Atualmente é doutoranda em Ciências Músicais pela Universidade Nova de Lisboa. Além de suas atividades artísticas como regente e intérprete, ela traduziu para o espanhol os livros de E. Willems: “Le Livre de Solfege de l’eleve” e “Le livre de Solfege du Maitre”. Tem feito também a investigação sobre música oriental para o espectaculo “Corações ao Alto” criado por Margarida Mestre para a Fundação Gulbenkian.
Pós-Doutoramento/Doutoramento/Mestrado
Título Doutoramento: Effects of the Alexander Technique in undergraduate singing students.
Orientação:
Resumo:

Este estudo pretende explorar os efeitos da Técnica Alexander em alunos de canto. Existem dois consensos principais gerais entre professores de canto e voz: 1)a respiração é um aspeto primário do ensino da voz e 2) que o funcionamento do corpo melhora quando hábitos contraproducentes são inibidos, e que se deve desenvolver a consciência para mudar esses hábitos.
A Técnica Alexander é teoricamente consistente com esses princípios e um número considerável de exemplos testemunhais corrobora essa consistência.
Desde 1950, um grande número de literatura sobre a Técnica Alexander e o canto foi produzida, mas apenas 8 estudos de pesquisa sobre o impacto de T.A. em cantores foram realizados. Esses estudos tiveram como alvo diferentes variáveis: o alinhamento de cabeça e pescoço, mudanças no perfil físico geral, tensões musculares, ansiedade de desempenho e “conjunto preparatório”. Seus resultados e qualidade diferem muito.
Meu projeto de pesquisa terá como objetivo incluir mais variáveis como a função respiratória e utilizar medidas objetivas como espectrogramas e o oxímetro, bem como explorar os aspetos qualitativos em que o T.A. potencializa a consciência cinestésica em cantores, como a liberação de tensões e mudanças de hábitos respiratórios / posturais que afetam a voz ressonante com questionários auto-referidos.

Grupo de Investigação:

Educação e Desenvolvimento Humano