Carme Juncadella

Este estudo pretende explorar os efeitos da Técnica Alexander em alunos de canto. Existem dois consensos principais gerais entre professores de canto e voz: 1)a respiração é um aspeto primário do ensino da voz e 2) que o funcionamento do corpo melhora quando hábitos contraproducentes são inibidos, e que se deve desenvolver a consciência para mudar esses hábitos.
A Técnica Alexander é teoricamente consistente com esses princípios e um número considerável de exemplos testemunhais corrobora essa consistência.
Desde 1950, um grande número de literatura sobre a Técnica Alexander e o canto foi produzida, mas apenas 8 estudos de pesquisa sobre o impacto de T.A. em cantores foram realizados. Esses estudos tiveram como alvo diferentes variáveis: o alinhamento de cabeça e pescoço, mudanças no perfil físico geral, tensões musculares, ansiedade de desempenho e “conjunto preparatório”. Seus resultados e qualidade diferem muito.
Meu projeto de pesquisa terá como objetivo incluir mais variáveis como a função respiratória e utilizar medidas objetivas como espectrogramas e o oxímetro, bem como explorar os aspetos qualitativos em que o T.A. potencializa a consciência cinestésica em cantores, como a liberação de tensões e mudanças de hábitos respiratórios / posturais que afetam a voz ressonante com questionários auto-referidos.