(+351) 918832027/20
cesem@fcsh.unl.pt

Felipe Pessoa

VISITANTE

Felipe Pessoa

Doutorando
felipe7cordas@gmail.com
Nota Biográfica:
Felipe Pessoa é músico, professor e pesquisador, atuando nas áreas de música popular, história da música e história medieval. Possui graduação e mestrado em Música pela Universidade de Brasília (UnB) onde pesquisou o processo de formação do choro e da linguagem dos duos de violões nos regionais de choro. É professor da Escola de Música de Brasília (CEP-EMB) de violão popular, Harmonia das funções tonais e história da música. Atualmente é doutorando em História na UnB com a pesquisa Trovar e reinar: Dom Dinis e o papel das cantigas galego-portuguesas na política medieval, orientado pela prof. Dra. Maria Filomena Coelho. Em 2019 foi beneficiado com uma bolsa pela CAPES para realização de um período de doutorado sanduíche na Universidade Nova de Lisboa/CESEM com o projeto Os manuscritos da lírica galego-portuguesa e a política de D. Dinis, supervisionado pelo prof. Dr. Manuel Pedro Ferreira.
Publicações:

Ferreira de Paula Pessoa, Felipe. 2019. “Os conjuntos regionais e o som do choro: a caracterização da performance no acompanhamento do choro”. Artcultura 21 (38): 163-179. http://dx.doi.org/10.14393/artc-v21-n38-2019-50169.

Pessoa, Felipe. 2018. “Dom Dinis e o papel do trovadorismo na cultura política na Península Ibérica Medieval”. In Atas da II Jornada de Estudos Medievais: Incorporar a arte e engendrar a história: II Jornada de Estudos Medievais/LEME, Goiânia, Brasil, 19-28. Goiânia, Brasil: Faculdade de História da UFG.

Pessoa, Felipe. 2018. “Sábios, poetas e reis: As cantigas nas cortes de Alfonso X e Dom Dinis”. In Os manuscritos medievais da UnB: Atas da IX Semana de Estudos Medievais: IX Semana de Estudos Medievais: Os manuscritos da UnB, Brasília, Brasil, trabalho apresentado em Maria Filomena Coelho; Felipe Ferreira de Paula Pessoa; José Vitor de Lucena Cana, 118-124. Brasília, Brasil: Tagore Ed..

Pessoa, Felipe. 2013. “Fonogramas, musicologia e performance no universe do choro”. Música Popular em Revista 1(2) (1): 34-60. https://www.publionline.iar. unicamp.br/index.php/muspop/article/view/71

Pós-Doutoramento/Doutoramento/Mestrado
Título Doutoramento: Trovar e reinar: Dom Dinis e o papel das cantigas galego-portuguesas na política medieval (Portugal, séc. XIII e XIV)
Orientação:

Maria Filomena Coelho

Manuel Pedro Ferreira (c) Supervisor Doutorado Sanduíche

Referência da Bolsa: PDSE/CAPES 88881.361847/2019-01
Resumo:

Este “Plano de estudos para Doutorado Sanduíche no Exterior” tem como objetivo complementar a pesquisa de doutorado em curso no PPGHIS-UnB, Trovar e reinar: Dom Dinis e o papel das cantigas galego-portuguesas na política medieval, iniciada em 2017. As principais fontes documentais que embasam a tese de doutorado são os cancioneiros da lírica medieval galego-portuguesa, o Pergaminho Sharrer, o Pergaminho Vindel, e a chancelaria régia de Dom Dinis. Esses corpora encontram-se em Lisboa (Portugal), no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, na Biblioteca Nacional de Portugal e na Biblioteca do Palácio da Ajuda. Embora os pergaminhos estejam digitalizados, é indispensável, na fase em que a pesquisa se encontra, poder analisá-los fisicamente. No que se refere à Chancelaria de D. Dinis, somente o acesso aos arquivos in loco garante resultados suficientemente amplos que possibilitem uma comparação adequada entre diferentes tipologias documentais, que não estão disponíveis online. Pretende-se, ainda, consultar o fundo bibliográfico da Biblioteca Nacional sobre esse reinado, que dificilmente se consegue encontrar no mercado livreiro. Ao mesmo tempo, destaca-se a oportunidade de contar com a coorientação e supervisão do Prof. Dr. Manuel Pedro Ferreira cuja especialidade é essencial para complementar a perspectiva de análise do objeto de estudo da tese, bem como de participar do grupo de pesquisa que ele coordena e do Projeto STEMMA, com vistas a desenvolver laços acadêmicos para futuras parcerias.

Grupo de Investigação:

Estudos de Música Antiga