(+351) 217908388, Ext.: 40337/38
cesem@fcsh.unl.pt

Fernando dos Santos

VISITANTE

Fernando dos Santos

Mestrando
fernandoh-santos@hotmail.com
Nota Biográfica:

O saxofonista, educador e pesquisador Fernando dos Santos (1993), atualmente é Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É bacharel em Música (Habilitação em Saxofone, 2016) e Licenciado em Música (2017) pela Faculdade Integral Cantareira (FIC). Técnico em Regência Coral (2011) e Composição e Arranjo (2012) pela Escola Técnica de Artes, Centro Paula Souza. Também estudou Produção Musical (2013) na SP Escola de Teatro. Iniciou seus estudos de música na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) e ao longo de seus estudos, passou pelo Conservatório Dramático e Musical ‘Dr. Carlos de Campos’.
A sua pesquisa explora a performance musical contemporânea do século XX ao século XXI, com foco na performance de conjuntos musicais contemporâneos ibero-americanos, e na colaboração com compositores. Como performer, é convidado a estrear peças em colaboração com compositores brasileiros e internacionais. Participou em concertos do “XXIX Panaroma de Música Brasileira Atual” (Rio de Janeiro), “Série de Concertos do estúdio PANaroma com PUTS” (São Paulo), “Festival Música Estranha” (São Paulo), entre outros. É também membro fundador da In ensemble e tem contribuído com o Ateliê Contemporâneo (São Paulo) e o Conjunto de saxofones da UFRJ (Rio de Janeiro) para interpretações (também com electrónica) do repertório dos séculos XX e XXI.

Publicações:

SANTOS, F. H. Ibero-American contemporary music ensembles: ‘ABSTRAI ensemble’ as a case study. In: Nova Contemporary Music Meeting (Musical Performance as Creation). Lisbon, 2021.

SANTOS, F. H.; RIBEIRO, G.; OILVEIRA, L. Musical creation based on images of the composer-performers on ‘El ojo de la mujer’, for singer and saxophonist. In: Nova Contemporary Music Meeting (Musical Performance as Creation). Lisbon, 2021.

SANTOS, F. H. Charlie Parker: análise melódica do solo de ‘Just friends’ (1949). Monografia – Faculdade Integral Cantareira, 2018.

SANTOS, F. H.; MARCONDES, M. A. A improvisação aplicada na educação musical: o desenvolvimento do ritmo no processo ensino-aprendizagem, Monografia – Faculdade Integral Cantareira, 2017.

Pós-Doutoramento/Doutoramento/Mestrado
Título Mestrado: A performance musical no século XXI: abordagens e processos criativos de conjuntos ibero americanos de música contemporânea
Orientação:

Dr. Pedro Bittencourt

Referência da Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Resumo:

A performance musical em conjunto envolve a interação social e musical entre um grupo de performers, nos quais os processos para o alinhamento e coordenação interpessoal de parâmetros da performance, dependem dos procedimentos práticos. Em sua construção, estão envolvidos processos complexos com profundos detalhamentos sobre música e outras áreas que trabalham em conjunto. Os processos de criação de obras contemporâneas apresentam novos desafios para músicos e conjuntos que confrontam um universo musical hodierno. A presente pesquisa tem como objetivo discutir a performance musical em três conjuntos ibero americanos de música contemporânea, levando em conta a escolha dos repertórios, estratégias dos ensaios e os diversos processos de construção da performance. O estudo está baseado nas teorias das autoras Elaine Goodman (2006), Sonia Ray (2005) e sob a perspectiva do autor Peter Keller (2015). Os conjuntos musicais ABSTRAI ensemble (Brasil); CEPROMUSIC ensemble (México) e Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (Portugal) são examinados para oferecer uma reflexão sobre a performance musical no século XXI, discutindo as perspectivas no fomento do repertório de música contemporânea em seu território, bem como dificuldades e soluções para manter as suas atividades. A pesquisa, sobretudo, apresenta discussões sobre a colaboração intérprete compositor, especialmente focando na colaboração conjunto compositor.

Grupo de Investigação:

Música Contemporânea