(+351) 918832027/20
cesem@fcsh.unl.pt

Marília Moledo

MEMBRO INTEGRADO

Marília Moledo

Foto
moledomarilia@gmail.com
Nota Biográfica:

Marília Moledo está neste momento a desenvolver investigação no âmbito da sociologia da música, música e multimédia, cinema e televisão, assim como questões de metodologia associadas a estas áreas, tendo-se focado recentemente na temática da videografia musical.

Frequentou a Companhia da Música, em Braga, onde estudou formação musical, coro e piano, tendo ingressado posteriormente na licenciatura de Música na Universidade do Minho. Terminou a licenciatura em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sendo colaboradora no CysMus (Grupo de Estudos Avançados em Cyberculturas e Música) a partir de 2017 e do NEGEM (Núcleo de Estudos em Género e Música) desde 2018, ambos integrados no CESEM (Centro de Estudos Avançados em Sociologia e Estética Musical), encontrando-se actualmente no segundo ano do Mestrado de Ciências Musicais, especialização em Musicologia Histórica (FCSH – Nova), centrando-se a sua Dissertação na videografia musical portuguesa do século XXI.

Tem interesses diversificados que passam pelo teatro, estudos de género, musicais, novos média, literatura e cinema, sendo que é presentemente colaboradora do festival de cinema “Fest – New Directors New Films Festival”, sediado em Espinho, e bolseira de investigação no CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical).

Publicações:

“You see that pack of Virginia killing sticks on the end of the piano?: rock e representações de masculinidade em Rock’n’Rolla”, Práticas de Recepção, Construção de Gosto e da Sensibilidade Musical, ed. Paula Gomes Ribeiro, Zuelma Chaves e André Malhado (no prelo)

“The Pleasures Associated with Autonomous Creative Work: perspectivas sobre o trabalho de composição para cinema”, Música, comunicação e discursos, eds. Paula Gomes Ribeiro, André Malhado e Paulo Ferreira de Castro. Hummus, Famalicão (no prelo)

“The Situation is a lot more nuanced than that: Crazy Ex-Girlfriend, intertextuality, mental health and feminism”, resumo no livro de resumos de KISMIF International Conference – ‘Keep It Simple Make it Fast! Gender, differences, identities and DIY cultures, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 6 de Julho, 2018

“The Situation is a lot more nuanced than that: Crazy Ex-Girlfriend, intertextuality, mental health and feminism”, resumo no livro de resumos Música e Género: Desafios e problemas de investigação em género e musicologia no séc. XXI, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisboa, 19 de Abril, 2018

“The Pleasures Associated with Autonomous Creative Work: perspectivas sobre o trabalho de composição para cinema”, resumo no livro de resumos do VII Seminário “Música, Teoria Crítica e Comunicação”, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisboa, 7 de Junho, 2018

“You know, by the time I was your age, I was dead. / I know, maestro. I’m aware”: meta-narrativa e intertextualidade em Mozart in the Jungle”, resumo no livro de resumos do ENIM: VIII Encontro de Investigação em Música, Porto, 8-10 de Novembro, 2018

“‘You know, by the time I was your age, I was dead. / I know, maestro. I’m aware’: meta-narrative and intertextuality in Mozart in the Jungle”, resumo no livro de resumos de MUCA: Congresso de Música y Cultura Audiovisual, Múrcia, 14-16 de Fevereiro, 2019

“The Situation is a lot more nuanced than that: Crazy Ex-Girlfriend, intertextuality, mental health and feminism”, artigo no e-book de KISMIF International Conference – ‘Keep It Simple Make it Fast! Gender, differences, identities and DIY cultures, Faculdade de Letras da Universidade do Porto (no prelo)

Grupo de Investigação:

Teoria Crítica e Comunicação