Pedro Gazalho Martins

Pedro Gazalho Martins

Nota Biográfica

Concluiu, em 2017, a licenciatura em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e em 2018 uma pós-graduação em Artes Musicais na mesma faculdade. Atualmente encontra-se a concluir o mestrado em Ensino de Música variante Formação Musical e Música de Conjunto na Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco. A sua tese de mestrado aborda o teatro musical como veículo de aprendizagem no ensino de música.
Pertence ao grupo de investigação em música contemporânea do CESEM. Entre as suas atividades, destaque para a colaboração na investigação de partituras da biblioteca/arquivo do Teatro Nacional D. Maria II consumada na elaboração e publicação do livro Música no D. Maria II; a participação no projeto de investigação “Sanfona”, ambos sob orientação do Professor Doutor David Cranmer. Foi membro do comité de organização da conferência internacional NOVA Contemporary Music Meeting “Composing Music Today”, sob orientação da Professora Doutora Isabel Pires.
A sua principal área de interesse é o estudo, análise e criação de música incidental. O seu percurso profissional artístico inclui a criação de várias bandas sonoras para curtas-metragens desenvolvidas por jovens realizadores oriundos de instituições como a UBI e ETIC; Criação musical para projetos relacionados com a literatura: audiolivro A Menina Gotinha de Água, no projeto Ler+, sob a orientação da Professora Doutora Isabel Alçada, e audiolivro de Poesia: E Vim Cantar, da poetisa Mª José Rijo. No âmbito da educação e pedagogia musical, tem produzido vários teatros-musicais, como Aventuras de uma Gota de Água; Malala, quem és Tu?; A Flor que queremos cuidar; este último inspirado na obra A maior flor do mundo do escritor José Saramago.
Profissionalmente, leciona a disciplina de Formação Musical no Conservatório Regional de Castelo Branco e a disciplina de Classes de Conjunto no Colégio Luso-britânico.