(+351) 918832027/20
cesem@fcsh.unl.pt

Rui Valdemar

INVESTIGADOR EM FORMAÇÃO

Rui Valdemar

Foto
Mestrando
pinheiropedrorui@gmail.com
Nota Biográfica:

Rui Pedro Valdemar nasceu em Macedo de Cavaleiros, estudou no Conservatório Regional de Vila Real passando posteriormente pela Classe de Órgão da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa. Ingressou na licenciatura em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA-FCSH) e em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa pela qual é licenciado. Ingressou no Exército Português, iniciando o seu percurso na Escola das Armas, obtendo a patente de Alferes. Desempenhou, entre outros, o cargo de Adjunto de Comunicação e Sistemas de Informação no Estado-Maior da Brigada Mecanizada. Passou pela licenciatura em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional do Instituto Politécnico de Tomar e em História pela NOVA-FCSH. Mestrando em Musicologia Histórica na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente frequenta o Mestrado em Filosofia, variante de Estética, na mesma instituição.
Desenvolveu vários projectos de voluntariado, destacando-se as áreas da terapia ocupacional, apoio a sem-abrigo e animais de companhia. Foi bombeiro voluntário durante um período de cerca de oito anos. Presidiu à Reanimarte – Associação Cultural com a qual promoveu duas edições do Festival de Música de Macedo do qual foi director artístico. Colaborou com algumas paróquias, tendo sido organista, nomeadamente da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Bragança, Catedral de Vila Real, S. Vicente em Abrantes. Assinou uma rubrica sobre música erudita transmitida diariamente na rádio Onda Livre. Frequentou diversas Masterclasses e seminários de órgão, composição e investigação em música. Leccionou em diversas escolas e conservatórios desde do jardim-de-infância até à componente sénior. Ganhou o 3º Prémio da Warren County School of Music, Philadelfia, EUA. Liberal convicto é membro da comissão de coordenação do núcleo de sustentabilidade da Iniciativa Liberal.
Actualmente é Organista titular da Igreja de São Roque, Organista da Igreja da Encarnação, Igreja da Graça e Igreja de Nossa Senhora de Fátima do Bairro Padre Cruz. Foi docente de História e Cultura das Artes no Conservatório de Música David de Sousa.
Como compositor as suas obras já foram executadas em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Japão, Estados Unidos da América e Canada. As suas composições versam especialmente musical coral, obras para órgão, orquestra sinfónica, banda filarmónica, pequenos ensembles, voz e piano e sobretudo piano solo. Inclui-se também a composição de uma peça-tema para uma banda sonora de uma curta-metragem nacional. Além da composição é autor de pequenas crónicas, ensaios políticos e filosóficos sobre estética, ética, sociedade e relações internacionais, escreve também contos e literatura variada.

Pós-Doutoramento/Doutoramento/Mestrado
Título Mestrado: "Música Sacra no reinado de D. Maria II: O caso da Basílica dos Mártires"
Orientação:

David Cranmer

Grupo de Investigação:

Música no Período Moderno

Linhas e Núcleos de Investigação:

Música e Literatura