Falecimento Francesco Esposito – Investigador da NOVA FCSH (CESEM e INET-md)

Faleceu Francesco Esposito (13.1.1964 – 20.7.2020), musicólogo italiano que residiu durante muitos anos entre nós e continuou, até à sua morte, a trabalhar sobre a música em Portugal no século XIX. Licenciou-se em Nápoles, sua terra natal, e doutorou-se em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa, ficando a sua trajectória académica indelevelmente ligada à FCSH e às unidades de investigação nela sediadas, o CESEM e, mais recentemente, o INET-md; era também membro do Caravelas (Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira).  Foi bolseiro de doutoramento e pós-doutoramento da FCT e obteve uma outra bolsa, concedida pela Fundação Calouste Gulbenkian. Também leccionou em diversas instituições portuguesas e colaborou pontualmente com o Teatro Nacional de S. Carlos, em Lisboa, e a Casa da Música do Porto. Era, desde 2018, investigador co-responsável do projecto “PROFMUS, Ser Músico em Portugal: a condição sócio-profissional dos músicos em Lisboa 1750-1985“ (INET-md).
Tendo começado por trabalhar o pianismo oitocentista em Nápoles, a partir da herança de Segismund Thalberg, quando veio para Portugal reorientou a sua investigação para a prática concertística na Lisboa do século XIX, alargando-a depois às tournées dos virtuosos internacionais que circularam entre Portugal e o Brasil.  Autor de inúmeros artigos publicados em revistas de especialidade — entre eles o ensaio “Liszt al rovescio” (sobre a estadia de Franz Liszt em Portugal, em 1845) que ganhou a V edição do Prémio Liszt  da Fondazione Istituto Liszt Onlus (2010) — deixa-nos sobretudo uma ampla monografia “Um Movimento Musical como nunca houve em Portugal”: associativismo musical e vida concertística na Lisboa liberal, 1822-1853 (Colibri – CESEM, 2016), que é um dos textos que mais contribuiu para uma compreensão aprofundada e renovada da vida musical portuguesa do século XIX.

O CESEM apresenta as mais sentidas condolências aos familiares, amigos e colegas de Francesco Esposito.