Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música em Portugal e no Brasil (Núcleo Caravelas)

Coordenador/a: David Cranmer
Coordenador/a adjunto/a: Alberto Pacheco

Desde o momento da descoberta do Brasil, em 1500, até à sua independência em 1822, Portugal e o Brasil integraram o mesmo estado. Desde então, os dois países continuam a manter laços mais ou menos estreitos em termos diplomáticos, económicos, sociais e culturais, resultando num intercâmbio constante de pessoas e ideias a muitos níveis. A história da música dos dois países possui igualmente bastante em comum. Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira procura fomentar interesse em temas comuns aos dois países e elos entre ambos, no contexto do intercâmbio mais amplo entre Europa e as Américas. Fundado em 2008, dentro do CESEM, manteve igualmente um polo no Brasil, de 2016 a 2022, sediado na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O Núcleo Caravelas reúne-se informalmente todos os anos em Lisboa para partilhar novidades sobre as atividades do Grupo, seguido por uma sessão de apresentações informais de projetos coletivos ou individuais em andamento e por discussão sobre eles. Nos primeiros anos, organizou uma série de congressos com temas abrangentes. Mais recentemente, enquanto os seus próprios eventos têm sido mais focados tematicamente, colabora sistematicamente com dois eventos anuais de amplas dimensões no Brasil: o Simpósio Internacional de Musicologia, organizado pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFGI e o Festival de Música de Penedo, organizado pela Universidade de Alagoas com o apoio do Município de Penedo. Como instrumento de disseminação e intercâmbio, mantém o website https://nucleocaravelas.wixsite.com/meusite, que oferece entre outras coisas:

• informações sobre eventos científicos promovidos pelo Caravelas
  • as atas/anais de eventos científicos promovidos pelo Caravelas
  • o Dicionário Biográfico Caravelas (em atualização constante)
  • imagens (sobretudo postais antigos) de músicos e espaços onde a música se fazia
  • edições passadas do Newsletter Caravelas (2008-2017)