Carlos Damas

Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e Damas

Carlos Damas é considerado a nível internacional como o mais significativo violinista português da atualidade, com uma brilhante carreira, atestada por uma impressionante discografia. Foi frequentemente comparado por críticos internacionais, e pelas revistas TheStrad e Gramophone, a mestres como, Gidon Kremer e Henryk Szeryng. Em Portugal estudou na Escola de Música e Bailado de Linda-a-Velha. Prosseguiu os estudos em Paris, tendo sido orientado por Yehudi Menuhin, e foi um dos principais discípulos dos mestres Jacqueline Lefèvre e Ivry Gitlis. Após a sua estreia como solista aos 15 anos, com a antiga Orquestra da Radiodifusão Portuguesa sob a batuta do Maestro Silva Pereira, estreou em Paris o concerto para violino e orquestra de Luis de Freitas Branco. Desde então, Carlos Damas é regularmente convidado a atuar como solista com organizações musicais e orquestras em todo o mundo. Carlos Damas foi solista em concertos em Nova Iorque e Paris em colaboração com a UNESCO, uma dessas participações teve lugar na famosa sala do Lincoln Center. Teve também o privilégio de ser um dos solistas convidados no concerto comemorativo dos 70 anos da mesma instituição (Unesco). Carlos Damas toca um precioso violino italiano de Giovanni Battista Gabrielli, c. 1767, oferta testamentária de um admirador norte americano. Paralelamente à sua atividade concertística, Carlos Damas é Doutorado em Psicologia e Ensino da Música, e é docente de carreira da Universidade de Évora.